Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2018

PROJETO SÃO JOSÉ BENEFICIA 285 FAMÍLIAS DA ZONA RURAL DO ARACATI

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, repassou as primeiras parcelas dos investimentos do Projeto São José. Ao todo, estão sendo investidos R$ 2.855.660,25 em projetos das cadeias produtivas de Cajucultura, Fruticultura, Mandiocultura, Piscicultura e Turismo Comunitário em sete localidades do município.


Comunidades rurais começam a ser beneficiadas com investimentos em Piscicultura
Os projetos produtivos estão beneficiando 285 famílias das comunidades de Mata Fresca, Assentamento Aroeira Vilany, Distrito Jirau, Zumbi dos Palmares, Sítio Catu Vilane, Centro e Assentamento Terra e Esperança.
O Projeto São José, implantado pelo Governo do Estado do Ceará desde 1995, visa o desenvolvimento agrário, através de obras de infraestrutura básica, apoiando pequenos produtores, criando oportunidades de emprego e melhorando os indicadores de saúde e qualidade de vida da população cearense em zonas rurais do Estado do Ceará. Os investimentos são realizados a partir de demandas da própria comunidade, que elege suas prioridades e recebe, através das associações comunitárias, os investimentos do Governo Estadual.
Para o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira, a implantação dos projetos produtivos no município do Aracati visa, não somente o desenvolvimento da agricultura local, mas também a economia de todo o município: “Os nossos produtores e agricultores precisam de incentivo. E isso que a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José tem feito, incentivado os agricultores a investir em fruticultura, pesca, turismo, mandiocultura, piscicultura, entre outros. Isso não vai afetar somente a renda deles, e sim, toda a economia do município, pois é esse dinheiro a mais que vai circular nos comércios, nos restaurantes e nos supermercados”, salienta Dedé.

Comunidade da Volta começa a receber investimentos do Projeto São José
A execução do Projeto São José nas associações das comunidades rurais abrange, não somente o desenvolvimento econômico das famílias beneficiadas, como também envolve o desenvolvimento sustentável e social da localidade, fortalecendo as cadeias produtivas e incentivando os agricultores. “O Projeto São José promove nas comunidades o fortalecimento das associações e a criação de cooperativas, e isso faz com que os produtores tenham uma melhoria na capacidade produtiva, podendo abastecer outros mercados. Juntos, através da associação local, esses produtores podem aumentar a oferta de produtos, podem transformar e agregar valor a esse produto, através da criação, por exemplo, da polpa de frutas, do beneficiamento da castanha, e isso dá a eles mais autonomia, gerando renda e aumentando a qualidade de vida das pessoas envolvidas, incentivando outras pessoas a participarem das associações da comunidade”, comenta Antônio Kaminski, Secretário do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Aracati.

Associações comunitárias beneficiadas:
  • Mata Fresca – Associação Comunitária de Cajazeiras: Instalação de uma Unidade de Produção de Compostagem, Biofertilizantes e Biopesticidas.
  • Distrito Jirau – Associação dos Moradores de Jirau: Investimento produtivo em obra, equipamentos, insumos e serviços para fortalecer a produção e beneficiamento da Mandioca.
  • Assentamento Zumbi dos Palmares – Associação Comunitária dos Assentados Zumbi dos Palmares Lagoa do Mato: Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Cajucultura com investimentos em implantação de área de cultivo de cajueiro.
  • Assentamento Aroeira Vilany – Associação Terra, Água e Liberdade: Fortalecimento da cadeia produtiva da Cajucultura com aumento de área de cultivo de cajueiro, construção de cercas e aquisição de equipamentos.
  • Sítio Catu Vilane – Cooperativa Agroindustrial de Aroeira Vilany LTDA: Fortalecimento da cadeia produtiva da Cajucultura com investimentos em obras, matérias-primas e equipamentos.
  • Centro – Associação de Pescadores, Artesãs, Marisqueiras e Barraqueiros da Comunidade da Volta: Investimento em obras, equipamentos e serviços para fortalecer a atividade da Pesca Artesanal juntamente com o comércio de pescado e derivados associado às práticas do Turismo de Base Comunitária.
  • Assentamento Terra e Esperança – Associação Comunidade de Resistência Terra e Esperança: Investimento produtivo em matérias-primas e serviços para fortalecer a produção e beneficiamento do Caju.
COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário