O grupo irlandês Smurfit Kappa
Group, um dos maiores fabricantes de embalagens de papel reciclado do mundo,
comprou a Paema Embalagens, empresa com fábrica em Maranguape e sede na cidade
de Bento Gonçalves (RS). A operação marca a entrada da companhia europeia no
Brasil, e envolveu também a compra da Inpa Embalagens, de Minas Gerais, somando
um total de 186 milhões de euros por ambas as empresas, o que, pela cotação de
ontem, representava quase R$ 800 milhões.
A Paema
atua, principalmente, nas regiões Sul e Nordeste do Brasil e atende os
segmentos calçadista, de alimentos e moveleiro, entre outros.
Segundo
o jornal irlandês The Irish Times, a transação foi concluída no fim de dezembro
de 2015. O anúncio da aquisição foi feito na segunda-feira (4). Até o fim de
setembro do ano passado, os ativos líquidos da Paema representavam 6 milhões de
euros (R$ 26 milhões) enquanto os da Inpa, 30 milhões de euros (R$ 129
milhões).
Com a
aquisição, a Smurfit Kappa passa a contar com três recicladoras de papéis com
capacidade total de 210 mil toneladas e quatro instalações de papelão ondulado.
Retorno do investimento
A
Smurfit, que possui unidades na Europa e nas Américas, espera obter o retorno
do investimento em dois anos e pretende ampliar o alcance da companhia e
fortalecer os negócios do grupo na América Latina.
Para
Gustavo Nygaard, sócio do escritório TozziniFreire Advogados, que representou
os vendedores na operação, "o investimento da Smurfit Kapa demonstra que,
apesar das dificuldades pelas quais passa o País, o ambiente de negócios não
esmoreceu, havendo uma tendência à ampliação de investimentos diretos
estrangeiros no Brasil, seja pelo importante mercado que representa, seja pela
facilidade de acesso a ativos em decorrência da desvalorização cambial do
último ano". Ao jornal The Irish Times, o presidente-executivo do Grupo
Smurfit Kappa, Tony Smurfit, declarou que estava "satisfeito" ao
anunciar as aquisições, que irão ampliar o alcance da empresa em um mercado
"estrategicamente importante".
"Estamos
confiantes de que os conhecimentos e a alta qualidade da sua base de ativos nos
proporcionará um forte ponto de entrada no mercado brasileiro e, como o principal
operador pan-regional na América Latina, reforçar ainda mais a nossa oferta de
serviços aos nossos atuais clientes internacionais".
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