Fortaleza/Brasília. Seja por insatisfação com sua
antiga operadora, por um plano mais vantajoso ou por outros motivos, 60,47 mil
cearenses utilizaram a portabilidade numérica no ano passado, apontou ontem um
levantamento da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR
Telecom). A facilidade, que possibilita ao cliente de serviços de telefonia
mudar de operadora, mas manter o mesmo número do telefone, foi implementada em
setembro de 2008 e já foi usada por milhões de brasileiros.
No
Ceará, 26 mil clientes da telefonia fixa e 34,4 mil da móvel fizeram a
portabilidade entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015. Dessa forma, revela
a ABR Telecom, nota-se, no Estado, uma queda na utilização do serviço para a
telefonia fixa e crescimento na rede móvel, tendo em vista que, em 2014, 37,20
mil migrações foram feitas entre usuários da primeira e 30,96 mil entre os
clientes da segunda.
Crescimento nacional
Ao
todo, mais de 30 milhões de trocas de operadoras de telefonia móvel e fixa
foram realizadas no Brasil desde 2008. De acordo com o relatório divulgado pela
ABR Telecom, o registro é de que 30,4 milhões de migrações foram efetivadas em
pouco mais de sete anos. As solicitações de transferência de operadora com
manutenção do número do telefone em 11,55 milhões (38%) das vezes foram
originadas por usuários de aparelhos fixos e em 18,84 milhões (62%) de
telefones móveis, revelou o levantamento da associação.
Levando
em conta apenas 2015, mais de quatro milhões de trocas de operadoras de
telefonia fixa e móvel, sem alteração do número, foram realizadas no Brasil.
Entre essas transferências, a ABR Telecom mostra que os assinantes de telefonia
fixa demandaram 1,5 milhão das migrações (36%), no decorrer do último ano,
enquanto os usuários de telefones móveis responderam por 2,63 milhões (64%).
O
relatório da ABR Telecom informa também que, durante o quarto trimestre de 2015
(outubro a dezembro), em todo o território nacional, foram efetivadas 1,1
milhão de migrações entre prestadores de serviços telefônicos. As solicitações
de usuários de telefones fixos, nessas transferências, respondem por 352,45 mil
migrações (32%) e as demandas realizadas no serviço móvel por 748,74 mil (68%).
Como fazer
O
serviço de portabilidade numérica implementado no Brasil determina, conforme
resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que as trocas devem
ser solicitadas pelos usuários somente dentro do mesmo serviço, ou seja, de
móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD.
Quando solicitado pelo cliente, a efetivação da migração acontece em três dias
úteis ou na data indicada pelo usuário.
O
usuário de serviço telefônico que deseja realizar a portabilidade numérica deve
procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. O
regulamento da portabilidade numérica determina que, entre os critérios a ser
atendidos para efetivar a migração, o solicitante deve: informar a operadora de
telefonia que recebe o pedido, o nome completo; comprovar a titularidade da
linha telefônica; informar o número do documento de identidade; número do
registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica; o
endereço completo do assinante do serviço; o código de acesso e informar
também, claramente, o nome da operadora de onde está saindo.
A
operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo
da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo.
Desistência
Segundo
a ABR Telecom, caso o usuário decida voltar atrás e permanecer na operadora que
lhe prestava o serviço, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de
transferência, para suspender o processo de migração. Para fazer a
portabilidade, o cliente deve procurar a nova empresa para onde deseja ir e,
dentre outros, informar nome completo, documento de identidade, endereço,
código de acesso, operadora de onde está saindo e comprovar a titularidade da
linha.
Para
acompanhar o movimento de pedidos e efetivações de transferências da
portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, basta
acessar o site da ABR Telecom (www.abrtelecom.com.br). O site também dispõe de
uma ferramenta de busca para pesquisar a qual operadora pertencem os números de
telefones. Para isso, o cliente deve acessar oconsultanumero.abrtelecom.com.br.
Protagonista
Planos melhores motivam troca de empresa
A
estudante de fonoaudiologia Séfora Leite, de 21 anos, diz que mudou de
operadora para pagar menos. "Fiquei sabendo de um plano que me oferecia um
serviço mais abrangente por menos. Não pensei duas vezes e fiz a
portabilidade", comenta.
Séfora Leite
Estudante de Fonoaudiologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário