Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

60,4 mil mudaram de operadora de telefone no Estado

Fortaleza/Brasília. Seja por insatisfação com sua antiga operadora, por um plano mais vantajoso ou por outros motivos, 60,47 mil cearenses utilizaram a portabilidade numérica no ano passado, apontou ontem um levantamento da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom). A facilidade, que possibilita ao cliente de serviços de telefonia mudar de operadora, mas manter o mesmo número do telefone, foi implementada em setembro de 2008 e já foi usada por milhões de brasileiros.

No Ceará, 26 mil clientes da telefonia fixa e 34,4 mil da móvel fizeram a portabilidade entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015. Dessa forma, revela a ABR Telecom, nota-se, no Estado, uma queda na utilização do serviço para a telefonia fixa e crescimento na rede móvel, tendo em vista que, em 2014, 37,20 mil migrações foram feitas entre usuários da primeira e 30,96 mil entre os clientes da segunda.
Crescimento nacional
Ao todo, mais de 30 milhões de trocas de operadoras de telefonia móvel e fixa foram realizadas no Brasil desde 2008. De acordo com o relatório divulgado pela ABR Telecom, o registro é de que 30,4 milhões de migrações foram efetivadas em pouco mais de sete anos. As solicitações de transferência de operadora com manutenção do número do telefone em 11,55 milhões (38%) das vezes foram originadas por usuários de aparelhos fixos e em 18,84 milhões (62%) de telefones móveis, revelou o levantamento da associação.
Levando em conta apenas 2015, mais de quatro milhões de trocas de operadoras de telefonia fixa e móvel, sem alteração do número, foram realizadas no Brasil. Entre essas transferências, a ABR Telecom mostra que os assinantes de telefonia fixa demandaram 1,5 milhão das migrações (36%), no decorrer do último ano, enquanto os usuários de telefones móveis responderam por 2,63 milhões (64%).
O relatório da ABR Telecom informa também que, durante o quarto trimestre de 2015 (outubro a dezembro), em todo o território nacional, foram efetivadas 1,1 milhão de migrações entre prestadores de serviços telefônicos. As solicitações de usuários de telefones fixos, nessas transferências, respondem por 352,45 mil migrações (32%) e as demandas realizadas no serviço móvel por 748,74 mil (68%).
Como fazer
O serviço de portabilidade numérica implementado no Brasil determina, conforme resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que as trocas devem ser solicitadas pelos usuários somente dentro do mesmo serviço, ou seja, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de abrangência do mesmo DDD. Quando solicitado pelo cliente, a efetivação da migração acontece em três dias úteis ou na data indicada pelo usuário.
O usuário de serviço telefônico que deseja realizar a portabilidade numérica deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. O regulamento da portabilidade numérica determina que, entre os critérios a ser atendidos para efetivar a migração, o solicitante deve: informar a operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo; comprovar a titularidade da linha telefônica; informar o número do documento de identidade; número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica; o endereço completo do assinante do serviço; o código de acesso e informar também, claramente, o nome da operadora de onde está saindo.
A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo.
Desistência
Segundo a ABR Telecom, caso o usuário decida voltar atrás e permanecer na operadora que lhe prestava o serviço, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração. Para fazer a portabilidade, o cliente deve procurar a nova empresa para onde deseja ir e, dentre outros, informar nome completo, documento de identidade, endereço, código de acesso, operadora de onde está saindo e comprovar a titularidade da linha.
Para acompanhar o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, basta acessar o site da ABR Telecom (www.abrtelecom.com.br). O site também dispõe de uma ferramenta de busca para pesquisar a qual operadora pertencem os números de telefones. Para isso, o cliente deve acessar oconsultanumero.abrtelecom.com.br.
Protagonista
Planos melhores motivam troca de empresa
A estudante de fonoaudiologia Séfora Leite, de 21 anos, diz que mudou de operadora para pagar menos. "Fiquei sabendo de um plano que me oferecia um serviço mais abrangente por menos. Não pensei duas vezes e fiz a portabilidade", comenta.
Séfora Leite

Estudante de Fonoaudiologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário