Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Programação do 10º Curta Canoa segue até sábado

Fortaleza Cinco dias de cinema à beira-mar! Essa é a proposta do Festival Curta Canoa, que chegou à sua décima edição com início na última terça-feira (29 de setembro), e segue até amanhã (3 de outubro), no Polo de Lazer de Canoa-Quebrada, em Aracati, no Litoral Leste do Estado do Ceará, com diversas atrações, tanto para o público residente no Município quanto para os muitos visitantes nacionais e internacionais daquele badalado balneário cearense.

Opções
Nesta sexta-feira (2 de outubro), além das sessões de exibição de filmes nacionais e estrangeiros e da tradicional Mostra Competitiva, que neste ano exibe 42 vídeos e filmes de curta-metragem, o Curta Canoa vai homenagear, com a entrega do "Troféu Lua Estrela", a cantora e sanfoneira Marivalda Kariri, que assina a direção do longa "A Rainha e seus Reis de Barro".
Homenagem
O documentário, que abre a penúltima noite do evento, nesta sexta-feira, retrata meio século de atividade artística de Marivalda Kariri, além de revisitar a história de outros nomes importantes da cena cultural local, como o sanfoneiro Zé de Manu e Pedro Bandeira, um dos maiores poetas da literatura de cordel do Nordeste.
Fórum dos Festivais
Além da homenagem à cantora cearense, outra novidade da programação do quarto dia (sexta-feira) desta décima edição do Curta Canoa é a realização do Fórum de Festivais, a partir das 9 horas, com a presença, entre outros, de cineastas e outros representantes do audiovisual brasileiro, e também a eleição da nova diretoria.
"O Curta Canoa disponibilizou esse espaço para discutirmos as políticas públicas dos festivais no Estado do Ceará. O Brasil é o País com o maior número de festivais da América do Sul, mas nosso segmento infelizmente ainda não está recebendo a atenção merecida", aponta o fundador e organizador do evento, Adriano Lima.
Acrescentando que "são os festivais, muitas vezes, que levam a política cultural aonde o Estado não consegue chegar, ligando públicos, pessoas, artistas. É um roteador".
Estreia no Interior
No sábado (3 de outubro), além da entrega do "Troféu Lua Estrela" para os filmes vencedores da Mostra Competitiva, o Curta Canoa exibe o documentário "Cássia Eller", pela primeira vez na região.
Com direção de Paulo Henrique Fontenelle, o filme utiliza imagens de show, ensaios, entrevistas e cenas da intimidade da cantora, apresentando sua personalidade singular.
Realização e parcerias
O Festival é patrocinado pelo governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, Caixa Econômica Federal (CEF) e governo Federal / Pátria Educadora, Ministério da Cultura (MEC), via Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e apoio cultural da Companhia Energética do Ceará (Coelce), governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), Revista Preview, Mistika e Ciario.
São parceiros da 10ª edição do Curta Canoa o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) e o curso de Audiovisual e Novas Mídias da Universidade de Fortaleza (Unifor), a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ) e o Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. A produção executiva é da J. A. Lima Produções e Assessoria de Imprensa da Dégagé.
SAIBA MAIS
Programação
2 de outubro (sexta-feira)
9h - 12h - Oficina de Realização Audiovisual
9h - Blitz Ambiental - Entrada de Canoa Quebrada
9h - 17h - Fórum dos Festivais - com cineastas
18h - Mostra Infantil
19h - Homenagem artista Marivalda Cariri (sanfoneira e cantora que teve sua vida retratada no filme "A Rainha e Seus Reis de Barro")
19h30 - Cine Jornal
19h50 - Mostra Latino-Americana - "Pekin", Argentina (Nicolás León Tannchen); "Anton", Argentina (Maria Rosario Carlino)
20h30 - Mostra Unifor
"Maíra" (Caio Mota), "Romana" (Renato Mendes), "Jano" (Bruno Paes), "Canabrava" (Maurício Macêdo) e "Reminiscências" (Leo Mamede)
21h - Mostra Competitiva de Vídeos
"Esperando Gordão" (Thiago B. Mendonça - SP), "Procura-se" (Jéssica Lopes - SP), "Araca - O Samba em Pessoa" (Aleques Eiterer - RJ), Lulu a Louca (Estevan Silveira - PR), "Saturno" (Clécius Rodrigues e Sávio Leite - MG) e "Sonetos do Sertão" (Márcio Del Picchia - SP)
Filmes:
"Atotô" (Bruno Laet - RJ), "Psiu!" (Antonio Carrilho - PE), "Sempre Partir" (Leonardo Remor - RS), "Só na Legenda" (Nádia Maria - MA) e "Trabalho Precário, Produção de Luxo" (Idalina Vinuto - CE)
3 de outubro (sábado)
9h-12h - Oficina de Realização Audiovisual
18h50 - Cine Jornal
19h - Homenagem ao Bloco Baianinhos do AIB
19h30 - Mostra do Projeto Canoa Faz Cinema e Cineducar
20h - Cerimônia de encerramento - divulgação da premiação com o troféu lua estrela
21h - Exibição do documentário da cantora Cássia Eller
Local: Polo de Lazer de Canoa Quebrada
A semana
Aquiraz
3/10
Temperando Cravos - Encontro de Mestre & Aprendiz
Maetro Jeziel Pousa e Orquestra de Cabaças
Local: Teatro Tapera das Artes
Horário: 19h
Gratuito
Ingressos: Podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro, sendo possível a reserva de assento antecipada pelo telefone: (85) 3361-2704 e (85) 8838-6444. Em caso de reserva, a chegada no local deve ser às 18h30
Crato
5/10
Mostra "Clássicos do Faroeste"
"No tempo das diligências"
(Dir. John Ford, EUA, 1939, 96min, classificação indicativa: Livre)
Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi - Unidade Crato do Sesc - Rua André Cartaxo, 443
Horário: 19h
Informações: (88) 3523-4444
Sobral
8/10
3ª etapa do projeto Sonora Brasil 2015/2016 - "Sonoros Ofícios - Cantos de Trabalho"
Grupo Ilumiara
Local: Teatro São João
Endereço: Praça São João, s/n, Centro
Horário: 20h
Telefone para informações: (88) 3611-0954

Nenhum comentário:

Postar um comentário