Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Certificação estimula melhoria em hotéis e restaurantes do CE

Estimular a melhoria constante no atendimento e na prestação de serviços em hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares, barracas de praia e empresas de eventos. Este é um dos principais objetivos do Programa Selo de Qualidade em Serviços, desenvolvido há 19 anos pelo Sebrae. A entrega dos vencedores deste ano começa a partir do dia 23 de outubro, com a certificação das empresas das áreas de atuação dos escritórios regionais do Sebrae em Aracati e Limoeiro do Norte.

Neste ano, 222 empresas se inscreveram para participar do selo, representando um acréscimo de mais de 30% em relação à quantidade de participantes do ano passado. As regiões que tiveram um maior aumento percentual no número de empresas foram o Litoral Leste e Região Norte, com um incremento de 60% e 66%, respectivamente, em relação ao ano anterior.
Pela metodologia do Selo, os estabelecimentos interessados devem aderir ao programa. Após a adesão, os consultores do Sebrae fazem uma visita à empresa para avaliar uma série de itens de acordo com o tipo de empreendimento. Entre os quesitos avaliados estão as condições das instalações físicas, atendimento às normas de segurança, armazenamento e manipulação de alimentos, destino dos resíduos e os funcionários. Nesta fase, as empresas são beneficiadas com uma consultoria que apontam os itens que precisam ser implantados ou sofrerem adequação.
Depois de um prazo de 30 a 60 dias, é feita uma nova visita para avaliar as melhorias implementadas. Em seguida, é produzido um novo relatório, e as empresas que obtiverem índice igual ou superior a 80% nos itens avaliados serão encaminhadas para um Comitê Gestor, que terá acesso apenas ao resultado sem a identificação dos estabelecimentos. Atualmente, os consultores estão na fase de codificação das informações coletadas para encaminhar para o comitê gestor, que é responsável por analisar os relatórios e, a partir dos resultados, decidir quais empresas receberão o Selo, que tem validade de um ano.
A gestora estadual do programa, Evelyne Tabosa, afirma que os benefícios do selo vão além das consultorias. "O selo funciona também como um integrador e motivador da equipe, e os resultados da qualidade adquirida serão percebidos diretamente pelos clientes, trazendo uma agregação de valor ao negócio".
Para a empresária Regina Ribeiro, proprietária do Chalé Nosso Sítio, em Pacoti, o programa ajudou na implantação de melhorias em várias áreas do hotel, como rouparia, restaurante e cozinha, por exemplo.
"O programa é muito exigente, mas vale a pena. Mesmo que a gente não consiga o selo, já foi bom participar porque nos ajudou a deixar tudo organizado, e os nossos clientes percebem estas melhorias".
Já o empresário Francisco Antonio Pereira da Silva disse que a participação no selo ajudou no processo de implantação do restaurante Antonio do Coco inaugurado em julho deste ano, em Canoa Quebrada, Aracati. "O selo nos ajudou no treinamento dos funcionários na questão do atendimento aos clientes e no pessoal da cozinha na elaboração dos pratos".
Agraciados
De acordo com Evelyne Tabosa, outra vantagem do selo é que o prazo de validade de um ano obriga as empresas a estarem constantemente investindo em qualificação. "O setor exige que as empresas estejam permanentemente se qualificando e melhorando os seus serviços e capacitando o seus profissionais, e o fato de o Selo ser anual faz com que elas não se acomodem com o resultado do ano anterior".
Como forma de valorizar o trabalho de melhoria, o Sebrae concede um Selo categoria Prata para as empresas que conquistarem o Selo de Qualidade por cinco anos consecutivos e um Selo Ouro para as que conseguirem manter a certificação por oito anos.
Ao longo destes 19 anos de existência, mais de 1.700 empresas já foram beneficiadas pelo programa. Atualmente, no Ceará, possuem o selo empreendimentos de 27 municípios: Fortaleza, Guaramiranga, Juazeiro do Norte, Barbalha, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, São Benedito, Jericoacoara, Camocim, Varjota, Sobral, Santa Quitéria, Chorozinho, Mulungu, Iguatu, Beberibe, Cascavel, Aracati, Pindoretama, Eusébio, Tauá, Icó, Quixadá, Trairi, Viçosa do Ceará, Tianguá e Nova Russas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário