Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Motociclistas vão a Canindé agradecer e pedir bênçãos

Canindé. Uma enorme procissão de motociclistas, a perder de vista, ao longo da BR-020, invadiu, na manhã deste domingo (20), esta religiosa cidade localizada no Sertão Central do Ceará. Formavam a 29ª Moto Romaria de Fortaleza a Canindé. Eles percorreram 117 quilômetros em quase duas horas de viagem, para receberem a bênção, agradecerem graças alcançadas e fazerem preces ao santo preferido dos romeiros nordestinos, São Francisco das Chagas.
Segurança

A justificativa para a demora até a chegada ao destino é simples de explicar. Um dos princípios do bom motociclista é a segurança no trânsito, explicou o idealizador e organizador da Moto Romaria, o engenheiro mecânico Edson Peixoto Maia.
Nenhum acidente foi registrado no percurso neste ano. A peregrinação motorizada surgiu exatamente após um acidente com uma motocicleta, do qual foi vítima, em 1984. Durante a recuperação, ele fez promessa a São Francisco, de ir anualmente à cidade franciscana, para agradecer pela cura.
Nos primeiros anos, a Moto Romaria era tímida. Mas hoje é considerada a maior concentração móvel de motocicletas do Brasil. Pelas estimativas de Edson Maia, neste ano, o número de participantes passou de 20 mil. Os cálculos são feitos com base em informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os patrulheiros também são os batedores e prestam apoio ao comboio sobre duas rodas. A maioria participa do percurso para pagar promessa pela recuperação de acidentes de trânsito.
Números precisos mesmo, apenas da quantidade de camisetas compradas por parte dos participantes da 29ª Moto Romaria, 4.500 este ano. A renda das vendas será doada ao Hospital São Francisco, em Canindé. Conforme Edson Maia, é uma forma de demonstrar uma das principais virtudes do santo protetor, a solidariedade, principalmente aos mais carentes.
Além da Moto Romaria de Fortaleza a Canindé, motociclistas e acompanhantes de outras duas moto romarias, a do Maciço de Baturité e a de Tamboril, em menor número de participantes, se concentraram na Praça dos Romeiros, no bairro do Monte, para fazerem preces e receberem a bênção de Frei Marconi Lins, pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas. Em seguida, os romeiros motociclistas fizeram visitas à Basílica, à Casa dos Milagres e à estátua de São Francisco.
Para o motociclista João Ribeiro, que participa do percurso de Fortaleza a Canindé desde 2001, a cada ano a emoção é a mesma. Sua garupeira é a mãe, Maria Adalgiza Ribeiro, 76. Foi ela quem fez a promessa, após ele ser atingido por um motorista embriagado quando retornava para casa na sua motocicleta. Ela tinha receio de que ele não pudesse mais voltar a andar. Fez promessa para São Francisco, foi atendida e em seguida deu início à peregrinação anual. "Me senti obrigado a acompanhá-la, e, a cada vez, quando chego aqui, me sinto realizado. Além de muito bondoso, esse santo é muito querido", completou.
Enquete
Qual a importância da moto romaria?
"Eu preciso declarar que, a cada ano que venho, me sinto como se tivesse realizando, cumprindo a minha promessa pela primeira vez na vida e reviver tudo isso é sempre muito gratificante"
Edson Peixoto Maia

Eng. Mec. / idealizador da Moto Romaria
"Esse momento representa a continuidade da fé de todas essas pessoas em São Francisco. E quando essa expressão de religiosidade é acompanhada de amigos e da solidariedade, é ainda melhor".
Frei Marconi Lins de Araújo

Pároco e Reitor do Sant. São Fco. Das Chagas
"Essa é uma grande demonstração da união entre os motociclistas, momento em que alguns viajam para cumprir suas promessas e outros somente pelos amigos e por solidariedade aos companheiros"
José Mardônio Santos

Soldador
Mais informações
29ª Moto Romaria
Fortaleza - Canindé
Maia Motos
Telefone: (85) 3274-2442

Nenhum comentário:

Postar um comentário