Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Veto ao financiamento pode ser revertido

Com 68% das obras concluídas e previsão de término para o segundo semestre do próximo ano, o projeto de Integração do Rio São Francisco poderá contar com placas fotovoltaicas e geradores de energia eólica sobre os canais usados para transportar a água do rio. Segundo afirmou ontem o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, "há interesses, incluindo da iniciativa privada, de aproveitar essa área, que tem cerca de 500 quilômetros de eixo e uma faixa de quase 200 metros" para instalar unidades geradoras de energia, aproveitando os níveis altos de incidência solar e intensidade dos ventos no trajeto.

O ministro ressaltou que o financiamento de projetos voltados à produção de energia está concentrado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas afirmou que a pasta tem a intenção de possibilitar a participação do Banco do Nordeste (BNB) nesse tipo iniciativa.
Desde abril de 2012, quando foi aprovada a Medida Provisória nº 564, que atribui ao BNDES a responsabilidade do crédito a essa atividade, o BNB deixou de financiar projetos ligados à produção de energia.
Para Teixeira, poderia haver a liberação, para o BNB, de projetos ligados à produção desses dois tipos de energia, sobretudo por conta do potencial do Nordeste no setor. "Já fizemos justificativas mostrando a importância, principalmente no que se refere à energia eólica e solar, para a Região. E é uma coisa que teremos que convencer a presidenta (Dilma Rousseff) porque ela entende que o BNDES fica com esse papel (energia elétrica) e os recursos do BNB ficariam para outro tipo de atividade, mais na área produtiva, industrial e pecuária", destacou, acrescentando que a questão deverá ser discutida com a nova equipe econômica do governo e com o Ministério do Planejamento.
Integração
Conforme Teixeira, trechos do projeto de Integração já contam com linhas de transmissão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que viabilizaria a instalação de geradores. O projeto já está adquirindo energia do sistema, disse, para efetuar etapas de testes. "Alguns cálculos que já foram feitos (mostram que), só com energia solar, você pode gerar uma energia que compense o custo de energia do projeto e ainda ganha (excedente)", frisou o ministro destacando que a Integração "não vai dar resultado só com água, mas também com energia".
Fórum
O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, participou ontem, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, do Fórum de Gestores Federais do Ceará, no qual foram apontadas formas de participação e apoio dos órgãos federais com representação no Ceará em relação a projetos como o da Integração do Rio São Francisco.
João Moura
Repórter

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/veto-ao-financiamento-pode-ser-revertido-1.1181096

Nenhum comentário:

Postar um comentário