Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ministério da Saúde premia manicures e tatuadores com mensagens de prevenção às hepatites


Mais de 400 profissionais entre tatuadores e manicures participaram do concurso cultural "Arte, Prevenção e Hepatites Virais". Promovido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, o concurso premiou os 15 primeiros colocados neste fim de semana. Os prêmios variaram entre dinheiro e aparelhos eletrônicos. O objetivo do concurso era incentivar a prevenção às hepatites B e C por meio da pintura de unhas, desenhos de tatuagens ou relatos de experiência. 


Os cuidados com tatuagem e manicure devem ser rigorosos, pois sem higiene adequada eles podem transmitir doenças como hepatites B e C. Carlos Alberto da Silva trabalha há 25 anos como tatuador e conta que tem muita responsabilidade quanto a prevenção de doenças.

"Todos os dias, a vida das pessoas está em minhas mãos, eu tenho que transformar arte em saúde. Isso tem que estar extremamente ligado. O uso de equipamento individual é prioritário em todos os procedimentos. É necessário que se use luvas, máscaras, tocas, jaleco, e que todo material seja descartável, e que isso seja uma realidade em todos os cantos do nosso país."
Na premiação dos 15 finalistas do concurso "Arte, Prevenção e Hepatites Virais", o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a importância dos cuidados desses profissionais em salvar vidas.
"Eu, outros médicos, outros profissionais, a gente estudou muito para isso, mas o que cada um de vocês aqui estão fazendo hoje e podem fazer ao longo do ano salva muito mais vidas do que todos nós médicos juntos em relação ao enfrentamento da luta contra o HIV."
 As obras selecionadas vão ser utilizadas pelo Ministério da Saúde em campanhas de prevenção às hepatites B e C. Essas doenças são graves e silenciosas, e nem sempre apresentam sintomas. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a importância de se realizar o teste rápido. Com apenas uma gota de sangue, o resultado do exame sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do teste, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário