Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TABAGISMO: Ministério da Saúde ajuda quem quer parar de fumar


De acordo com o Ministerio da Saude, o tabagismo é responsável por 36 por cento das mortes no Brasil. Para reduzir esse número, o Sistema Único de Saude oferece desde 2004 tratamento de graça para quem quer parar de fumar. Segundo o pneumologista do INCA, Instituto Nacional do Câncer, vinculado ao Ministerio da Saude, Ricardo Meirelles, esse tratamento é a soma de medicamentos e palestras de apoio ao paciente.


" O tratamento consiste em o paciente receber orientações, principalmente como ele vai aprender a viver sem cigarro. E também nesse tratamento são incluídos medicamentos com a finalidade de diminuir os sintomas da abstinência da droga nicotina. Então se o fumante quiser parar de fumar, ele deve procurar tratamento."A garçonete Eliete Alves fez o tratamento pelo SUS e incentiva os fumantes que querem parar de fumar :

" Eu diria que eles buscassem a força interior deles. Procurassem um objetivo, focar em um objetivo. Em uma melhora. Porque as vezes a gente pensa assim, eu não consigo, eu não consigo, mas se você tem um objetivo , alguma coisa a alcançar você consegue, basta ter aquela força de vontade maior. "

O pneumologista do INCA, Ricardo Meirelles lembra também os prejuízos que o cigarro traz para aqueles que não fumam, mas convivem com fumantes:

" O que acontece é que a fumaça que sai da ponta do cigarro aceso fica no ambiente, polui o ambiente, e tem uma concentração muito mais alta de nicotina , monoxico de carbono , que são substancias cancerígenas. Isso acaba sendo inalado por pessoas não fumantes por um bom tempo, e acabam essas pessoas podendo adoecer e até morrer por doenças relacionadas ao tabaco. "

O tabagismo causa dependência e é responsável por mais de 50 doenças, entre elas o câncer, problemas cardiovasculares, complicações respiratórias e enfisema pulmonar. Para saber mais sobre os males do fumo e o tratamento do SUS para quem quer para de fumar acesse www.inca.gov.br

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário