Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

OUTUBRO ROSA: Realização de exame de mamografia cresceu 41% no Brasil


Mais de um milhão de mulheres, com idade entre 50 e 69 anos, fizeram o exame preventivo do câncer de mama no primeiro semestre deste ano, no Brasil. E para lembrar a importância de se detectar a doença precocemente, o País se pintou de rosa durante todo o mês de outubro. 


De acordo com o Inca, Instituto Nacional de Câncer, a doença atinge cerca de 52 mil mulheres brasileiras por ano. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que muitos avanços já foram conquistados para vencer o câncer de mama, como exemplo o aumento dos exames de mamografia. Ele fala ainda que o Outubro Rosa é uma iniciativa importante para lembrar as mulheres sobre a importância do exame precoce.

"O principal dado que nós podemos mostrar é que o esforço do Ministério da Saúde buscando a cooperação com os estados e municípios, gerou um aumento de 41 por cento no número de mamografias realizadas pelas mulheres brasileiras na faixa etária recomendada no primeiro semestre desse ano comparado com o primeiro semestre do ano passado. Nós estamos garantindo um avanço importante, mas nós temos que usar outubro rosa e reunião do comitê como esse para a gente identificar o que mais nós precisamos corrigir e o quanto nós precisamos avançar. Nós precisamos avançar muito para reduzir a brutal desigualdade que existe ainda no acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer no Brasil".

Para enfrentar o câncer de mama no Brasil, o Ministério da Saúde pretende investir mais de quatro bilhões de reais no Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e Mama até 2014. O plano prevê garantir a qualidade nos exames de mamografias, capacitação dos profissionais de saúde e auditoria para conferir a situação dos mamógrafos em todo o País.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário