Depois de atrair uma unidade
da Fiat orçada em R$ 3 bilhões a seu território, Pernambuco agora garante uma
nova montadora de veículos. Após visita realizada à China, na semana passada, o
governador Eduardo Campos confirmou que a fábrica de caminhões Shacman irá para
o Município de Caruaru.
A conquista acirra ainda
mais a disputa pelo desenvolvimento da indústria automobilística no Nordeste,
uma das principais buscas do governador cearense, Cid Gomes, desde o início de
seu primeiro mandato.
O investimento estimado é de
US$ 600 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão), e a planta deverá ser inaugurada em
2013, empregando mais de mil trabalhadores. A diretoria da empresa estará em
Pernambuco na primeira semana de junho para dar início ao projeto. "É
muito importante a chegada da Shacman para que a gente consolide dessa maneira,
junto com a Fiat, um cluster de indústria automotiva", destacou Campos,
por meio de sua assessoria de imprensa.
Em Pequim
O governador pernambucano
anunciou ainda a abertura de um escritório comercial do Governo de Pernambuco
em Pequim, que deverá operar em cerca de 60 dias. E avista novos investidores
na área. Na segunda-feira (7), ele visitou, em Baoding, a 140 quilômetros de
Pequim, a fábrica da Great Wall Motors Company (GWM), que tem planos de
triplicar a sua produção até 2020, com a construção de novas plantas em
mercados emergentes, entre elas, uma no Brasil, como já confirmou a presidente
da GWM, Wang Fengying, na reunião tida com o governador pernambucano.
"Nossa decisão de
investir no Brasil já está tomada e três fatores vão definir a escolha do local
que vai receber o nosso empreendimento: a infraestrutura existente, a política
de incentivos fiscais em vigor e a existência de um porto nas
proximidades", afirmou Wang.
A presidente considera o
mercado brasileiro bastante promissor no setor automobilístico. "Nossos
produtos têm o perfil do novo consumidor local e nossa empresa está preparada
para atender à demanda". A GWM é hoje a maior montadora privada da China,
produzindo, atualmente, 500 mil veículos por ano. A empresa possui plantas na
Rússia, Indonésia, Irã, Vietnã, Egito, Ucrânia, Bulgária, Senegal, Venezuela,
Filipinas, Malásia e Etiópia. A empresa também estuda a possibilidade de formar
uma joint-venture com um parceiro local. Após o encontro, ficou acertada uma a
ida de uma equipe técnica da GWM a Pernambuco ainda neste mês, que preparará a
visita dos executivos da companhia, a ser realizada em junho. O governador de
Pernambuco afirma que o Estado tem a envergadura necessária para o
empreendimento. "Temos a mais estruturada política de incentivos para a
indústria automotiva do País e o melhor porto público do Brasil", defendeu
Campos para a presidente, segundo informações da assessoria de imprensa do
governo.
Já a Bahia, que já conta com
um complexo fabril da Ford, no polo industrial de Camaçari, irá receber ainda,
no mesmo lugar, a fábrica da chinesa JAC Motors, que há muito vinha sendo
prospectada pelo Estado do Ceará. Com um investimento de R$ 380 milhões, a
fábrica deverá ser inaugurada em 2014.
No Ceará
Em fevereiro passado, o
governador Cid Gomes fechou acordo com a catarinense TAC Motors, que está
transferindo seu parque fabril de Santa Catarina para Sobral, o qual deverá
estar lançando seus primeiros veículos já em julho próximo. Apesar desta
atração, é claro que o objetivo do chefe do Executivo estadual é trazer uma
montadora de maior porte. Não à toa, já realizou algumas visitas à Ásia, a
exemplo do que faz Eduardo Campos, na tentativa de atrair uma grande empresa de
lá.
Nesta saga, Gomes chegou a
buscar audiência com a presidenta Dilma Rousseff, e a se encontrar com o
ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel,
no mês passado. A intenção era estabelecer uma proposta tributária diferenciada
para agregar valor à lista de incentivos que o Estado pretende oferecer para
garantir a vinda de uma grande montadora para o Ceará.
SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER
Copilado do Diário do
Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário