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sábado, 19 de maio de 2012

CE perde outra montadora para PE


Depois de atrair uma unidade da Fiat orçada em R$ 3 bilhões a seu território, Pernambuco agora garante uma nova montadora de veículos. Após visita realizada à China, na semana passada, o governador Eduardo Campos confirmou que a fábrica de caminhões Shacman irá para o Município de Caruaru.
A conquista acirra ainda mais a disputa pelo desenvolvimento da indústria automobilística no Nordeste, uma das principais buscas do governador cearense, Cid Gomes, desde o início de seu primeiro mandato.

O investimento estimado é de US$ 600 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão), e a planta deverá ser inaugurada em 2013, empregando mais de mil trabalhadores. A diretoria da empresa estará em Pernambuco na primeira semana de junho para dar início ao projeto. "É muito importante a chegada da Shacman para que a gente consolide dessa maneira, junto com a Fiat, um cluster de indústria automotiva", destacou Campos, por meio de sua assessoria de imprensa.
Em Pequim
O governador pernambucano anunciou ainda a abertura de um escritório comercial do Governo de Pernambuco em Pequim, que deverá operar em cerca de 60 dias. E avista novos investidores na área. Na segunda-feira (7), ele visitou, em Baoding, a 140 quilômetros de Pequim, a fábrica da Great Wall Motors Company (GWM), que tem planos de triplicar a sua produção até 2020, com a construção de novas plantas em mercados emergentes, entre elas, uma no Brasil, como já confirmou a presidente da GWM, Wang Fengying, na reunião tida com o governador pernambucano.
"Nossa decisão de investir no Brasil já está tomada e três fatores vão definir a escolha do local que vai receber o nosso empreendimento: a infraestrutura existente, a política de incentivos fiscais em vigor e a existência de um porto nas proximidades", afirmou Wang.
A presidente considera o mercado brasileiro bastante promissor no setor automobilístico. "Nossos produtos têm o perfil do novo consumidor local e nossa empresa está preparada para atender à demanda". A GWM é hoje a maior montadora privada da China, produzindo, atualmente, 500 mil veículos por ano. A empresa possui plantas na Rússia, Indonésia, Irã, Vietnã, Egito, Ucrânia, Bulgária, Senegal, Venezuela, Filipinas, Malásia e Etiópia. A empresa também estuda a possibilidade de formar uma joint-venture com um parceiro local. Após o encontro, ficou acertada uma a ida de uma equipe técnica da GWM a Pernambuco ainda neste mês, que preparará a visita dos executivos da companhia, a ser realizada em junho. O governador de Pernambuco afirma que o Estado tem a envergadura necessária para o empreendimento. "Temos a mais estruturada política de incentivos para a indústria automotiva do País e o melhor porto público do Brasil", defendeu Campos para a presidente, segundo informações da assessoria de imprensa do governo.
Já a Bahia, que já conta com um complexo fabril da Ford, no polo industrial de Camaçari, irá receber ainda, no mesmo lugar, a fábrica da chinesa JAC Motors, que há muito vinha sendo prospectada pelo Estado do Ceará. Com um investimento de R$ 380 milhões, a fábrica deverá ser inaugurada em 2014.
No Ceará
Em fevereiro passado, o governador Cid Gomes fechou acordo com a catarinense TAC Motors, que está transferindo seu parque fabril de Santa Catarina para Sobral, o qual deverá estar lançando seus primeiros veículos já em julho próximo. Apesar desta atração, é claro que o objetivo do chefe do Executivo estadual é trazer uma montadora de maior porte. Não à toa, já realizou algumas visitas à Ásia, a exemplo do que faz Eduardo Campos, na tentativa de atrair uma grande empresa de lá.
Nesta saga, Gomes chegou a buscar audiência com a presidenta Dilma Rousseff, e a se encontrar com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, no mês passado. A intenção era estabelecer uma proposta tributária diferenciada para agregar valor à lista de incentivos que o Estado pretende oferecer para garantir a vinda de uma grande montadora para o Ceará.
SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER
Copilado do Diário do Nordeste

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