Neste intervalo, choveu nas oito macrorregiões monitoradas pela Funceme. Além de Jaguaretama, houve precipitações de destaque em Quixadá (31,2 mm), Banabuíu (21,3 mm), Itatira (21 mm) e Iracema (17 mm).
De acordo com Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme, apesar de junho marcar o início da pós-estação chuvosa e se observar uma redução no volume pluviométrico, isso não significa o fim das precipitações no Ceará. Neste mês, o normal climatológico é de 37,5 milímetros no Estado.
“Nessa época do ano, se tornam mais frequentes a formação das ondas leste na costa da África. Esses sistemas se deslocam até a região Nordeste e muitas vezes alcançando nosso Estado, favorecendo a ocorrência de chuvas, principalmente em parte do litoral, região Jaguaribana e, até mesmo, no Cariri”, explica.
Para junho, as precipitações tendem a cair mais no Litoral de Fortaleza e no Maciço do Baturité, que tem uma normal climatológica de 89,4 milímetros e 81,9 milímetros, respectivamente. Já as regiões menos favorecidas, neste mês, são o Cariri e o Sertão Central e Inhamuns, que observam para o período 19,4 milímetros e 29,2 milímetros, nesta ordem.
Previsão
Ainda segundo Sakamoto, as análises de satélite mostram a formação de áreas de instabilidade no Oceano Atlântico, próxima a costa cearense. “Em conjunto com a brisa marítima, pode continuar a favorecer a ocorrência de chuvas nos próximos dias, principalmente amanhã”, pontua a pesquisadora.
A Funceme prevê para esta segunda-feira (1º), nebulosidade variável em todo o Ceará, com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço do Baturité, na região Jaguaribana e na Ibiapaba. Já amanhã (02), o tempo segue nublado de forma oscilante em todas as regiões, com chuva isoladas nos litorais do Pecém e de Fortaleza.
Nas demais áreas, há possibilidade de precipitações. Enquanto na quarta-feira (03), também predomina a nebulosidade variável em todo o território do Estado, com chances de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana.
Bons índices
Com mais de 730 mm precipitados na quadra chuvosa, segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), este foi o primeiro quadrimestre desde 2009 a ficar acima da média histórica - de 695.8 mm. Desde 1973, quando a Funceme passou a disponibilizar os dados pluviométricos, isto só aconteceu em 12 ocasiões.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/mais-de-50-municipios-cearenses-tem-precipitacoes-no-1-dia-da-pos-quadra-chuvosa-1.2950217
Nenhum comentário:
Postar um comentário