Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Mais de 140 mil atendimentos sobre coronavírus foram realizados no TeleSUS em dois meses

TeleSaúde, criado para orientar os cearenses durante a pandemia do novo coronavírus, realizou 141.529 atendimentos no período de 18 de março e 24 de maio. O serviço administrado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) dispõe de 150 atendentes e 24 supervisores, como médicos e psicólogos, funciona ininterruptamente por meio do 08002751475.

Nº de Casos
Ceará49 556
Nordeste179 401
Brasil514 849
Nº de Óbitos
Ceará3 023
Nordeste8 866
Brasil29 314

Entre os usuários do TeleSaúde, 67.453 (47,66%) conseguiram informações sobre a doença no atendimento por telefone e 54.432 (38,46%) pessoas foram orientadas a buscar unidade de saúde após a avaliação. São verificados sintomas e classificação por grupo de risco durante as ligações. O público mais atendido no serviço são mulheres (66,17%) e pessoas entre 31 e 40 anos (22,41%)

Olívia Bessa, diretora de pós-graduação em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), explica que as equipes são treinadas de forma técnica, mas com abordagem humanizada. “Normalmente, os usuários perguntam muito sobre a própria doença, os principais sintomas, e pedem orientações de isolamento quando tem paciente com Covid-19 em casa”, acrescenta.

Com os atendimentos por telefone é possível diminuir a demanda nas unidades de saúde, como ressalta Olívia Bessa. “Informação, na verdade, é uma estratégia de enfrentamento às doenças e as pessoas buscam o serviço para ajudar, principalmente, porque é uma doença nova”. A taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) está em 89,48% e as enfermarias estão com 62,52% em uso, como registra a plataforma IntegraSUS, nesta segunda-feira (1º).

Os atendimentos de saúde não relacionados ao novo coronavírus também podem ser realizados por ligações e videochamadas. O médico ortopedista, Rodrigo Astolfi, avalia que as ferramentas ajudam para dar continuidade ao acompanhamento dos pacientes e evitar o contágio pela Covid-19, mas pondera que a comunicação ainda é desafio. “Tem pacientes com menos habilidades para as plataformas eletrônicas, dificuldade com a internet, a fala tem de ser devagar e o atendimento fica até mais lento que o presencial”, explica.

O especialista acrescenta que a tecnologia pode ter aplicação futura, por exemplo, “em pacientes de outros estados, e do interior, a gente pode fazer uma triagem, agilizar um pouco a vida do paciente”. “Havia uma resistência dos médicos, até a pandemia eu não fazia (esse tipo de atendimento), então foi uma tecnologia que a gente teve de se adaptar em uma semana”, conta.

Plataformas

A Prefeitura de Fortaleza também criou um serviço virtual, o Doutor Saúde, para atendimento dos usuários com dúvidas sobre o novo coronavírus. Foram realizadas 3.509 sessões desde o lançamento da plataforma drsaude.fortaleza.ce.gov.br em abril.

O Ministério da Saúde disponibiliza atendimento pelo Disque Saúde 136 e serviço virtual no site da Pasta. Em nota, o Ministério informou que “no Ceará, 2,3 milhões de pessoas já utilizaram os serviços do TeleSUS, o que inclui a ligação para o 136, chatbot, aplicativo e busca ativa. Deste total, 747,4 mil concluíram o atendimento e 187,1 mil estão ou estiveram em acompanhamento pelo Ministério da Saúde”.

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/mais-de-140-mil-atendimentos-sobre-coronavirus-foram-realizados-no-telesus-em-dois-meses-1.2950225

Nenhum comentário:

Postar um comentário