Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2018

PREFEITURA DIVULGA DATAS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite já tem data definida. A partir do dia seis até 31 de agosto, todos os postos da rede municipal estarão abertos para vacinação de segunda a sexta-feira. As crianças de um ano até menores de cinco anos são o público-alvo da Campanha. O Dia D Municipal de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite será dia 18 de agosto, dia de mobilização nacional.
Além das crianças, a vacina contra o Sarampo também estará disponível para pessoas com idade de até 49 anos. 


Este público tem acesso à imunização durante as atividades rotineiras dos postos de saúde do município. "A Poliomielite e o Sarampo são doenças sérias, que podem evoluir e levar a óbito, por isso os pais devem ter atenção ao período da campanha e levar seus filhos para imunização", declarou a Coordenadora de Imunização Adriana Bravo.

O que é Poliomielite?

A Poliomielite ou ?paralisia infantil? é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, tendo como principal característica a flacidez muscular. A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas para evitar o contágio.


O que é Sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, extremamente contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro, podendo ser prevenida pela vacina. O Sarampo pode ser contraído por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
Os principais sintomas do Sarampo são dores de cabeça, febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal. Indivíduos com história pregressa de sarampo, caxumba e rubéola são considerados imunizados, mas é preciso certeza do diagnóstico. Na dúvida, recomenda-se a vacinação.

Esquema vacinal

Em crianças de 12 meses a menores de cinco anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral). Já em crianças de cinco anos a nove anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice. Para adolescentes e adultos de 10 a 29 anos - duas doses da vacina tríplice. E em adultos de 30 a 49 anos - uma dose da vacina tríplice viral.

COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário