Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2018

A 100 dias do Enem, alunos dispensam férias

Dormir até tal hora, levantar para comer, ver desenho animado na televisão e dividir o resto do dia entre jogar bola, videogame ou fazer nada - para Mateus Oliveira, 17, a rotina que ditava todo mês de julho figura, agora, só na lembrança e na saudade. Um dos 5,5 milhões de brasileiros inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio em 2018, o estudante da rede pública do Estado abdicou das férias para fazer das aulas extras degraus até o sonho-mór: uma vaga no Ensino Superior público.

"O que me motiva é minha vontade de passar. E saber que a gente precisa estar preparado, porque vai competir com outras milhões de pessoas", reconhece Mateus, sem precisar quantas horas por dia dedica aos estudos. "Eu consigo absorver melhor o conteúdo à noite, então esse é o momento em que estudo as matérias mais difíceis. Costumo ficar até dez, onze horas da noite... E sábado também, eu só paro de verdade no domingo", relata, apontando o videogame como maior tentação. "Eu olho pra ele, ele olha pra mim...", sorri, e recobra o foco: "sempre tenho o sentimento de que as férias estão indo embora e eu tô perdendo, mas volto e penso que depois eu descanso, agora é hora de me preparar", diz.
A determinação, que ele elege como palavra-chave, é ingrediente compartilhado com a colega Erislânia Chagas, 17, cujo objetivo em 2018 é um só. "Quero passar no Enem, fazer graduação, construir um futuro melhor pra mim. Agora, é estudar, estudar, estudar, mal dá tempo de comer", diz a futura arquiteta, sentindo-se igualmente saudosa dos julhos de criança - quando não precisava assistir a aulas extras até no fim de semana. O pensamento até chega a desanimar Yuri Rikkler, 18, que ainda sente dificuldades em estabelecer uma rotina de estudos mais rigorosa diante das "coisas do mundo" que o distraem: mas segue tentando, a seu ritmo. "Às vezes, bate a preguiça. Em outras, preciso ajudar nas tarefas de casa. Mas deixo de lado as coisas que eu gosto e uso o tempo livre pra estudar", afirma, apontando o equilíbrio como fundamental para não se perder.
Rede estadual
Além dos estudos em casa, Mateus, Erislânia, Yuri e outras centenas de estudantes de escolas públicas cearenses investiram o tempo das férias no auditório do Liceu Estadual Domingos Brasileiro, no bairro Planalto Ayrton Senna, uma das 270 escolas da rede estadual com "aulões sobre as quatro áreas do conhecimento e práticas de redação, de terça a quinta-feira", segundo a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc). Na Capital e no Interior, contabiliza a Seduc, 107.188 estudantes de instituições estaduais estão inscritos na 20ª edição do exame nacional.
Para a diretora do Liceu, Denise Pinheiro, "é uma rotina puxada", mas necessária para os que estão na fase pré-vestibular. "Nesse período final, é determinação e foco, não dá pra parar nas férias. Além da preparação com conteúdos, é preciso que a gente faça momentos motivacionais, para levantar a autoestima", salienta, mencionando ainda os desafios de promover atividades no recesso.
"A escola fica aberta, e muitos deles montam grupos de estudos e vêm pra cá, de tarde e à noite. Às vezes é mais difícil trazer os professores do que os alunos", diz, ressaltando, porém, o empenho dos profissionais como "imprescindível" para os resultados - os quais, se dependerem de Mateus, Erislânia e Yuri, serão só positivos. "A gente sente nervosismo a cada dia, mas tem que ter equilíbrio", diz Yuri, ao que Mateus completa: "ano que vem, se Deus quiser, vou estar na faculdade, dando um rumo certo na minha vida".

Inscrições

2018 - 5,5 milhões
2017 - 6,1 milhões
2016 - 8,6 milhões
2015 - 7,7 milhões
2014 - 8,7 milhões
2013 - 7,1 milhões
2012 - 5,7 milhões
2011 - 5,4 milhões

Fique por dentro

Provas serão realizadas em dois domingos
Neste ano, o Enem chega à 20ª edição e, pela segunda vez, acontecerá em dois domingos: nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro, os candidatos resolvem 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e elaboram a prova de redação, num tempo total de 5h30. Já no segundo domingo, são 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática a resolve, em uma duração de 5h - 30 minutos a mais do que no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário