Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

ARTES CÊNICAS E MÚSICA MOVIMENTAM FIM DE SEMANA DO NOVO TEATRO FRANCISCA CLOTILDE

A cidade do Aracati ganhou um importante espaço para o fazer artístico na última sexta-feira (26), quanto foi reinaugurado o Teatro Francisca Clotilde. A população aracatiense pôde conferir no espetáculo de estreia um show com a Banda Municipal Jacques Klein e com o sanfoneiro, internacionalmente conhecido, Waldonys. A música da tradicional banda do Aracati, agora renovada, e do consagrado sanfoneiro emocionou os presentes e fez ecoar a magia da arte musical.


Teatro visto do alto
O teatro passou por uma reforma que durou anos e teve várias paralisações. Ao longo dessa espera, os artistas e público sentiram falta desse secular espaço de espetáculos do Vale do Jaguaribe e agora as atrações devem ter uma constância, revitalizando as artes aracatienses e também a própria Rua Cel. Alexanzito, conhecida popularmente como ‘Rua Grande’.
No sábado (27), foi a vez da antiga arte de “botar boneco” ser ressaltada na ‘Rua Grande’. O IPHAN organizou um encontro com diversos mestres. Entre eles o aracatiense Hélio Santos. Para ele a sua arte não é difícil de aprender, mas infelizmente falta interesse dos jovens. Com maior exposição no palco do teatro, a juventude da região tem um incentivo a mais para desenvolver artes raras como a confecção e o teatro de bonecos.

Tradicionais bonecos mamulengos
O mestre aracatiense na confecção de bonecos, Hélio Santos, revela: “Quando vejo um profissional manipulando um boneco é muita emoção. Achei uma maravilha o IPHAN trazer esse evento. Já participamos de vários festivais como os de Guaramiranga e Acopiara. Meu estilo é de boneco de vara, um estilo que veio do oriente, mas o estilo mais apresentado em nosso litoral é o chamado de kalunga ou mamulengo”.
O fechamento da programação aconteceu, no domingo (28), com a apresentação da peça: “Por que Adolfo Caminha?” dirigida por Marciano Ponciano do Grupo Lua Cheia de Teatro. O espetáculo é uma indagação e faz refletir a relação que temos com nossa história e o anonimato em que são submetidos importantes ícones de nossa cultura, como o personagem central em questão que trata sobre vida e obra do escritor Adolfo Caminha. Além da peça, houve show com o cantor Betto Lins.
O crescimento de atrações no teatro reforça a política de revitalização da ‘Rua Grande’ oferecendo uma agenda cultural para população e visitantes. Jaqueline Caretta disse que o teatro está lindo e acompanhou a apresentação da peça: “Meu sobrinho está no elenco. Achei muito forte e de grande complexidade. Minha opinião seria trazer também peças mais leves, espetáculos infantis e comédias, por exemplo, com a finalidade de atrair o interesse dos mais jovens. Mas, para um público mais maduro a peça deste domingo atingiu o seu objetivo de despertar reflexões”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário