Mais acesso ao esporte e 40 municípios contemplados. Esse será o primeiro passo do projeto "Areninha", lançado ontem pelo governador do Estado, Camilo Santana, na Arena Castelão.
No primeiro momento serão 40 equipamentos distribuídos em 40 municípios cearenses. Serão investidos R$ 2,1 milhões na construção de cada 'areninha', sendo 80% do valor custeado pelo Governo e 20% pelas prefeituras. Segundo o governo, o objetivo é buscar a transformação social através do incentivo ao esporte e lazer.
As 'areninhas' serão localizadas prioritariamente na zona urbana dos municípios e contarão com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, além de pavimentação, paisagismo e acessibilidade às pessoas com deficiência. A seleção das cidades foi feita através de critérios elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia econômica do Ceará (Ipece), que levou em consideração a questão da população e quantidade de jovens.
"A ideia é levar a experiência que teve em Fortaleza para o interior. Esperamos que a própria comunidade faça parte da gestão em parceria com o município. A comunidade tem de se sentir dona do espaço pra poder cuidar. O melhor fiscal de um equipamento público é a própria população", destacou Camilo.
O Governador ainda disse que irá lançar, em breve, o projeto 'Campinho', que são areninhas menores que atenderão mais 100 novos municípios no Estado. "Eu queria levar as areninhas para todas as cidades, mas os recursos são limitados. Esses outros equipamentos virão para compensar as cidades que não receberam as areninhas", falou.
Ao todo, 30 areninhas já estão em processo final de licitação e a previsão para a entrega dos primeiros equipamentos é para março de 2018.
Os municípios contemplados são: Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá.
Financiamento
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) custeará a maioria dos recursos, por meio do Proares III, programa que promove a expansão de serviços sociais no Ceará. Para isso, o Governo investirá em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) cerca de U$$ 71, 428 milhões - sendo U$$ 50 mi da iniciativa privada e o restante pelo Estado.
Segundo o secretário do Trabalho e Desenvolvivento Social, Josbertini Virgínio Clementino, as areninhas funcionarão em conjunto com as secretarias de Educação dos municípios. "Serão locais para a reafirmação da juventude cearense, no intuito de tirá-la do mundo da violência. O projeto deu certo em Fortaleza e com essa interiorização, só tem a melhorar a vida dos jovens". Juntar esporte, educação e lazer é essencial para essa juventude que está em situação de vulnerabilidade", disse. (Por Ideídes Guedes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário