Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2016

CEO aumenta 44% o atendimento

Maracanaú. Uma prática que já virou rotina nesta cidade. Quem precisar de um tratamento dentário especializado deve deixar passar julho e esperar por vagas em agosto próximo. Não é somente o aumento da demanda que ocorre durante o período de férias. Na verdade, trata-se, também, de um atendimento voltado para uma demanda específica, que ainda é rara nas regiões cearenses, mas que tem aumentado em quantidade e qualidade neste município.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em Pajuçara, Maracanaú já vai percebendo um número crescente de usuários do serviço. Em maio de 2015, foram prestados 371 atendimentos para pacientes especiais. Em maio passado, o número aumentou para 544, correspondendo a um aumento de 44%. Em abril do ano passado, o CEO atendeu 190. Em igual período neste ano, foram 202, aumentando 6%.
Implantado em abril de 2010, O Centro foi concebido para realizar procedimentos especiais, tais como periodontia (tratamento de gengiva), endodontia (canal) e emergência, dentre outros, que até então não eram oferecidos no posto de saúde. O primeiro momento de instalação do CEO foi no próprio Hospital de Maracanaú. Por contar com equipes de neurologista, anestesista, médicos e dentistas cirurgiões, enfermeiros e os instrumentistas, se concebeu ampliar a demanda, que passou a ser também portadores de autismo, paralisia cerebral e histeria, um público até então carente de um serviço odontológico especializado e multidisciplinar.
Diversificação
A coordenadora do CEO, Gabriela Vieira, diz que nenhum desses grupos foi excluído com a mudança do CEO do Hospital de Maracanaú para as pequenas instalações de um prédio na Pajuçara, que antes funcionava com um Centro de Fisioterapia. Ao contrário, houve uma diversificação ainda maior, com o atendimento a portadores de HIV e servidores públicos municipais.
"Estamos vivendo um crescimento da demanda que vai além da nossa capacidade de atendimento. Isso tem aumentado ao longo do tempo, consistindo no maior desafio para a manutenção do Centro", disse Gabriela. Ela observa que esse crescimento de usuários é parte da expansão da consciência da saúde bucal. Crianças e adultos passaram a assimilar mais os cuidados com a prevenção.
Mentalidade
Um outro aspecto realçado pela coordenadora é que houve uma mudança crucial no foco da Odontologia moderna. Se no passado era mais mutiladora, quase obrigando a extrair a qualquer deformação do dente, atualmente prevalece o viés da prevenção e restauração.
Nessa mudança de mentalidade, já não são mais comuns os idosos portarem próteses móveis. Já as crianças, não extraem os dentes-de-leite antes do tempo. Até para esses, há o serviço de endodontia infantil. Todo esse público passou a usar os serviços do CEO, que mantém a mesma equipe da sua fundação, com sete dentistas.
O CEO de Pajuçara é espaço um apertado para os usuários e os funcionários. Num corredor estreito, as funcionárias fazem o cadastro dos pacientes, que, em geral, são encaminhados pelos postos de saúde, diante da incompatibilidade daquele equipamento em atender à demanda específica.
Um outro problema: a evasão de dentistas já se faz sentir no município, obrigando a recorrer a profissionais contratados na atenção primária. Muitos profissionais consideram o consultório como uma atividade mais rentável do que o serviço público da atualidade.
Não obstante todas as dificuldades, a movimentação de pacientes está longe de parar. A qualidade do atendimento chama a atenção dos adultos e cativa as crianças.
Esse é o caso da metalúrgica Josiane dos Santos, de 28 anos. Grávida, acompanhou a filha para o procedimento de canal. No posto, tinha medo do ir a dentista. No CEO, criou coragem e se e diverte com as brincadeiras da profissional enquanto conclui o trabalho.
"Não tenho o que dizer do CEO. É muita vontade de toda a equipe para que tudo dê certo", disse Josiane. Ela fala das dificuldades de deslocamento como a principal dificuldade de acesso ao Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário