Quem é avesso à internet ou
simplesmente não tem acesso a ela vem encontrando dificuldade, em Fortaleza, no
que diz respeito ao pagamento de contas bancárias. Isso porque o problema do
atraso na entrega das correspondências emitidas pelos Correios tem persistido
ano após ano e potencializado agora, conforme relato de populares. A situação
já foi mostrada pelo Diário do Nordeste em 2014 e 2015 e as reclamações, antes
concentradas em um ou outro bairro específico, já são relatadas em localidades
de todas as regionais.
A
reportagem identificou consumidores com problemas no recebimento de
correspondências consideradas simples, como cartas, boletos e contas diversas
em bairros como Messejana, Bom Jardim, Granja Lisboa, Henrique Jorge, Jóquei
Clube, Passaré, Bairro de Fátima, São João do Tauapé, Dionísio Torres, Aldeota,
Vila Velha, Padre Andrade, Barra do Ceará, José Walter, Cristo Redentor e
outros.
Transtorno
esse que a aposentada Maria de Jesus dos Santos, 68, moradora do Jóquei Clube,
enfrenta desde o ano passado. Segundo conta, suas faturas de cartão de crédito
e conta de telefone costumam chegar até 15 dias após o vencimento, situação de
aborrecimento que se repete mês a mês. Ela ressalta, ainda, que grande parte da
vizinhança segue com o mesmo problema. "Não uso internet e como meus
filhos trabalham nem sempre posso contar com a ajuda deles para retirar esses
boletos. Recebi três faturas na primeira semana deste mês e quando abri vi que
elas eram de janeiro".
Já a
assistente administrativa Cristina Sales, 32, residente no bairro Henrique
Jorge, desistiu de aguardar o recebimento de suas contas para evitar o
pagamento de juros e multa por atraso. "Isso já aconteceu comigo várias
vezes porque, na correria do dia a dia, passou despercebido por mim. Meus boletos
vencem no dia 12 e geralmente chegam somente no dia 16 ou 17 do mês. Há muito
tempo que não acontece uma entrega no prazo".
A
situação também é de conhecimento do Sindicato dos Trabalhadores em Correios,
Telégrafos e Similares do Estado do Ceará (Sintec-CE) e, conforme sua
coordenadora, Lourdinha Felix, ocorre pelo déficit de profissionais, que varia
entre 30% e 40% em cada centro de distribuição. Atualmente, os Correios possuem
1.353 carteiros concursados no Estado, sendo 665 atuando em Fortaleza. "Eles
estão incentivando o pessoal com um grande tempo de serviço a se aposentar por
meio do Programa de Demissão Voluntária e não estão repondo. Uma das nossas
reivindicações é pela convocação dos aprovados no último concurso realizado, em
2011, e não estão chamando", explica a coordenadora.
Além
disso, a coordenadora explica que a sobrecarga de trabalho tem gerado problemas
de saúde e até psicológicos, o que acarreta o afastamento de mais
profissionais. "Os funcionários estão ficando com metas cada vez mais
impossíveis de serem cumpridas. Alguns têm que fazer o seu distrito e ainda
parte de outro. Além da pressão interna tem a externa, pois, na rua, acabam
sendo hostilizados pela população, insatisfeita com o serviço. Todo dia chega
carteiro aqui dizendo que vai pedir as contas porque não aguenta", relata.
Medidas
A
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) informou reconhecer a
existência de atraso nas entregas de mensagens em determinadas regiões da
Cidade e avisa que, para minimizar os impactos, vem adotando medidas como a
realização de horas extras no limite legal e trabalhos de distribuição aos
sábados. Entre as causas para os atrasos, a estatal atribui o aumento das
postagens de mensagens verificado no início de ano e a incidência das chuvas.
Segundo
o órgão, são distribuídas em Fortaleza cerca de 10,8 milhões de mensagens por
mês, entre cartas, boletos, etc, e nega a sobrecarga de trabalho relatada pelo
Sintec-CE, afirmando, ainda, haver melhorias implantadas por demanda da
categoria, como a entrega matutina de correspondência em algumas regiões da
Cidade.
Sobre o
afastamento de profissionais por doença, os Correios explicam haver um contrato
de fornecimento de mão de obra temporária para suprir as ausências e destacam
ter sido contratados 932 funcionários oriundos do concurso público realizado em
2011, sendo 623 carteiros, 89 operadores de triagem e transbordo e 220
atendentes.
Mais Informações:
Em caso
de reclamação, os Correios orientam a população a entrar em contato com a
central telefônica 0800-725-0100 ou por meio do site www.Correios.Com.Br
Nenhum comentário:
Postar um comentário