Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Brasil é o maior em distribuição de cocaína no mundo

Dados publicados pelo Escritório de Drogas e Crimes da Organização das Nações Unidas (UNODOC) nesta sexta-feira (26) indicam que o Brasil se transformou em um dos maiores mercados do mundo para a cocaína, além de ser o maior centro de distribuição da droga na última década.
Apesar de mercados como os do Estados Unidos terem diminuído e a produção da coca ter atingido o ponto mais baixo desde 1990, o Brasil e a América do Sul seguem o caminho inverso. A prevalência da droga por aqui era de 1,2% em 2012, o que contabiliza um total de 3,3 milhões usuários, o que contrasta com 1,8 milhões em 2010, com a taxa menor de 0,7%.

"Apesar de não haver uma pesquisa recente no Brasil, extrapolando dados a partir de pesquisas com estudantes universitários, a UNODOC estima que a prevalência do uso da cocaína seja de 1,75% da população adulta do país", disse o órgão. Em relação à estimativa mundial, se indica que 0,4% da população é usuária da droga.
Além disso, o Brasil foi citado 1,7 mil vezes - mencionado em 56 países - como sendo um local de trânsito para a cocaína e o território nacional seria a maior base de esportação da droga. "Por conta de sua posição geográfica, o Brasil tem um papel estratégico no tráfico de cocaína, e os confiscos dobraram no País em 2013 para mais de 40 toneladas", afirmou a Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com a organização, para todas as drogas ilícitas no mundo, existe um total de 246 milhões de usuários, das quais 27 milhões seriam dependentes. O que é equivalente a 5% da população entre 15 e 64 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário