Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Quem tem boca vai a Roma

Quando o assunto é gastronomia, poucas capitais europeias se comparam a Roma nos quesitos variedade e capacidade de surpreender os gulosos mais exigentes. A Cidade Eterna, como ficou popularmente conhecida, oferece um dos panoramas culinários mais diversificados do planeta. Além de concentrar um grande número de trattorias (restaurantes tradicionais) por metro quadrado, a cidade esbanja ecletismo, dando a chance de provar desde frutas e verduras da estação em mercados de rua, a pizzas, embutidos e massas variadas em suas cantinas, até usufruir de ousadas experiências gourmet.

De fato, na Itália, a arte culinária pode ser considerada um dos patrimônios culturais. Não é por acaso que o país esnobou os fast foods convencionais, trocando-os por fornerias, bistrôs, quiosques e pizzarias, que distinguem-se por utilizar excelentes matérias-primas. A ideia, em muitos desses lugares, é privilegiar ingredientes tipicamente locais e orgânicos, esbanjando criatividade e sem perder, é claro, a sua autenticidade.
Portanto, se você busca novas experiências, explorar a cidade através de um dos quesitos que ela tem de melhor, pode ser a porta de entrada para conhecê-la mais a fundo, bem ao estilo de viver dos romanos, indo além dos cartões-postais, com suas tradições, sabores e costumes. É o que sugere a leitora Kathiane Lustosa a quem visita a capital italiana.
Para isso, ela optou por um interessante tour gastronômico, passando por áreas frequentadas pela população, garantindo, assim, a chance de sentir a cidade de uma forma mais real e autêntica. Um passeio por praças e vizinhanças encantadoras, enquanto degustava, pelo caminho, iguarias e receitas em algumas das melhores lojas, restaurantes e mercados de Roma, escolhidos por sua ligação com a tradicional cozinha italiana.
"Conhecemos o passeio da Gourmetaly pelo TripAdvisor, visto que, quando viajamos, buscamos fazer coisas diferentes. Então, nada melhor do que uma experiência gastronômica em plena Itália. Apesar de ter três horas e meia de duração e ser feito a pé, o tour não é nada cansativo, tanto que o fizemos com um bebê de apenas um ano de idade e uma senhora de 64 anos", relata.
E não há pressa, frisa Kathiane, pois após alguma caminhada sempre há uma parada para conhecer algo e comer alguma coisa. De acordo com ela, existem diversas opções de passeios, desde um tour mais tradicional por feiras, padarias e trattorias, até aqueles que passam por cafés e gelaterias (sorveterias). "Mas ficamos mais no tradicional", fala.
Ponto de partida
O Campo de Fiori, praça onde há um mercado a céu aberto de frutas e verduras frescas bastante popular em Roma, é o ponto de partida. Essa parte do trajeto é feita pela manhã, quando as banquinhas dispostas na feira são visitadas, focando particularmente na comida local e sazonal. O contato com os habitantes e feirantes é outro ponto alto da visita.
Aprendendo sobre pizza
De lá, segue-se para a Antica Norcineria Viola, uma casa que funciona desde 1890, tradicional pelos diversos tipos de presuntos que vende. Neste local, é possível experimentar ainda salames, mussarela de búfala e queijo do tipo pecorino. "Depois de provarmos algumas dessas iguarias, seguimos para o Forno Roscioli, também no Campo di Fiori. Essas fornerias (padarias) são locais aonde os italianos fazem seu lanche matinal, geralmente no meio da manhã. O principal produto servido nessas casas são as pizzas artesanais, vendidas em pedaços quadrados, do tipo branca (queijo) e vermelha (queijo e tomate). Lá provamos, além da pizza, a melhor mussarela de búfala que já comemos, em meio a explicações dos motivos que fazem ela ser única no mundo", recorda.
O bairro judeu
Saindo do Campo de Fiori, caminha-se até o Ghetto, o bairro judeu. Esta área de Roma tem uma conexão especial com a gastronomia. Por lá aprende-se a diferença entre as cozinhas romana e judaica e sua influência, com a degustação de receitas sazonais, como alcachofras fritas no estilo judaico, no inverno, e bolinhos de arroz frito, este no estilo romano, nos meses mais quentes.
Trastevere
De lá, atravessa-se o Rio Tibre até Trastevere, bairro repleto de bares e restaurantes, onde para-se em uma cantina, a Sette Oche in Altalena. No menu, vinho tinto e uma massa. A sugestão é ao queijo e pimenta ou amatriciana, estilos tipicamente romanos. E se você pensa que acabou por aí, neste mesmo bairro, ainda visita-se uma gelateria, a Fior di Luna, sorveteria artesanal e familiar, que utiliza ingredientes orgânicos. "O sorvete agradou tanto, que voltamos todas as noites em que ficamos em Roma", conclui Kathiane.
O viajante
Introdução ao costumes e estilo de vida da cidade
"O passeio é superagradável. Conversamos muito sobre os costumes dos romanos, além de sua relação com a comida. Optamos por fazê-lo logo no primeiro dia, sendo uma excelente introdução aos sabores e estilo de vida de Roma. Come-se muito bem, o que nos fazendo sentir-se um pouco parte do lugar"
Kathiane Lustosa
Ginecologista

Mais informações
Gourmetaly
Tours gastronômicos em Roma
Email: love@gourmetaly.com+

Anchieta Dantas Jr.
Editor


Nenhum comentário:

Postar um comentário