Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Jericoacoara movimenta-se para receber salão de turismo

Faltando pouco menos de um mês, a Vila de Jericoacoara está se preparando para receber a 3ª Edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções, que ocorrerá de 25 a 27 de junho. O evento promovido pelo Sebrae dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Jijoca, irá reunir gestores públicos, operadores e empresários do trade turístico, estudantes e a comunidade local com o objetivo de promover o turismo regional no território da Rota e discutir novas estratégias e oportunidades para projetar ainda mais este roteiro integrado, tanto no Brasil quanto no exterior.

Para garantir o sucesso do evento, o Sebrae vem desenvolvendo uma série de ações de preparação dos empresários e da comunidade local para aproveitarem as oportunidades que serão geradas pelo Salão. De acordo com a gestora local do projeto Rota das Emoções, Suilany Teixeira, o grande desafio do Sebrae é envolver a comunidade para conhecer e se apropriar do roteiro integrado.
"Há cerca de dez anos o Sebrae vem trabalhando na Rota das Emoções e conseguimos grandes resultados na questão da divulgação e promoção do roteiro e na atração de turistas, mas percebemos que a comunidade local muitas vezes não sabia o que era a Rota", conta.
Segundo ela, a criação do Salão da Rota das Emoções foi uma das estratégias para promover uma maior integração das comunidades dos 14 municípios integrantes com o roteiro. "Percebemos que além de trabalhar a rota, precisávamos envolver a população para que ela pudesse entender, participar e ajudar na divulgação junto aos turistas", afirma.
O Salão da Rota das Emoções que está em sua terceira edição, já foi realizado em 2013 na cidade de Parnaíba, no Piauí, e, em 2014, na cidade de Barreirinhas, no Maranhão.
Suilany destaca que o Sebrae vem fazendo reuniões sistemáticas para apresentar o Salão de Turismo para a comunidade nos municípios integrantes da rota, principalmente na Vila de Jericoacoara.
"Queremos que a comunidade se aproprie deste evento e seja nosso grande parceiro em sua realização. Estamos esperando muita gente do Brasil inteiro e para que ele seja um sucesso precisamos do apoio da comunidade local", fala.
Novos negócios
Além das reuniões de apresentação, segundo a gestora, o Sebrae vem promovendo workshops e oficinas de sensibilização e preparação das empresas da região para poderem negociar da melhor forma com os operadores de turismo nacional e internacional. "O Salão da Rota das Emoções também é uma oportunidade para os empresários locais se relacionarem diretamente com os operadores nacionais e acertarem o fornecimento de serviços e produtos da cadeia do turismo", diz.
Aplicativo
O paulista Wando Prado, que mora em Jericoacoara há um ano e meio, é um dos empreendedores que participarão do evento. Ele desenvolveu um site e está trabalhando em um aplicativo onde é possível encontrar informações sobre hospedagens, programação cultural, passeios turísticos, entre outras. "Minha esposa já havia participado do salão em Barreirinha e estamos vendo o salão de Jericoacoara como uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer e confiar mais em o nosso trabalho. Acredito que quanto mais estivermos presentes em eventos sólidos como este mais sólida ficará a nossa startup", fala.
De acordo com Suilany Teixeira, o Salão da Rota das Emoções também é oportunidade para o surgimento de novos negócios. "Temos vários exemplos de novas empresas que surgiram nos municípios integrantes da rota a partir da realização dos salões anteriores, como pousadas domiciliares, agências de viagem e serviços de transporte", destaca. Segundo ela, a expectativa é que o evento atraia cerca de cinco mil pessoas e consiga obter volume médio de vendas de cerca de R$ 1,5 milhão para os próximos 12 meses através das rodadas de negócios.
A gestora local do projeto Rota das Emoções afirmou que entre as novidades desta edição do Salão de Turismo estão a troca de experiências exitosas na área de hotelaria, um espaço para que os visitantes possam vivenciar experiências típicas das cidades participantes da rota e a realização de uma mostra gastronômica.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/tur/jericoacoara-movimenta-se-para-receber-salao-de-turismo-1.1301519

Nenhum comentário:

Postar um comentário