Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Frente Jovem comemora 27 anos da paixão de Cristo e mais quatro grupos se apresentam no município

Em comemoração aos 27 anos de apresentações cênicas consecutivas da peça teatral a Paixão de Cristo, o Instituto Aracupira, mantenedor do Grupo Teatral Frente Jovem realizou nos dias 02 e 03 de abril (quinta e sexta-feira) o tradicional espetáculo teatral ao ar livre da “Paixão de Cristo do Aracati”.
Com um elenco de 150 atores e figurantes, a peça foi apresentada em palco armado no Largo da Matriz e utilizou também cenários da Rua Cel. Alexanzito, Centro Histórico de Aracati, com homens a cavalo e tochas acesas.

 Neste ano, quando o espetáculo fez uma homenagem aos 30 anos de atividades ininterruptas do Grupo Teatral Frente Jovem, onde o evento assumiu ares de superprodução e adotou uma nova concepção cênica, trazendo novos efeitos especiais e uma série de novidades com o objetivo de superar todas as expectativas e atingir público recorde, como foi comprovado com a presença de milhares de pessoas ocupando os espaços do Largo da Matriz.
A Paixão de Cristo do Aracati que já é o maior espetáculo teatral ao ar livre do Ceará, foi realizada em 2015 no maior espaço cênico do Brasil. Encenada ao longo de todo o centro histórico de Aracati, fez um percurso de 03 quilômetros, quando a caravana sagrada com suas carruagens de época e a cavalaria romana seguiram pela rua grande com luzes apagadas e tochas acesas; todo esse cortejo, acompanhado de milhares de espectadores que se transformaram em figurantes do espetáculo, onde se dirigiram ao largo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, para as cenas mais emocionantes da peça: o lava-pés, a santa ceia, os milagres, a prisão, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.
O espetáculo da Paixão de Cristo durante a semana santa em Aracati surgiu pela primeira vez há 27 anos, a partir de uma ideia do professor Tinoco Luna. O sucesso de público foi tão grande que motivou o surgimento, anos depois, de vários outros espetáculos similares nesse mesmo período, os quais atualmente também se realizam tanto na cidade, bem como em praias, na região ribeirinha do Rio Jaguaribe, além de outras comunidades rurais.
Um dos entusiastas da concepção deste espetáculo, Luiz Teobaldo, disse que “O Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB) tomou a iniciativa de realizar o Espetáculo Teatral “A PAIXÃO DE CRISTO DO ARACATI 2015 – 27 DE PAIXÃO” porque entendeu ser de grande importância e relevante simbolismo, dar sequência a um evento cultural que, sem fins lucrativos, já mobilizou milhares de pessoas em 27 anos de apresentações consecutivas e se tornou o segundo maior espetáculo teatral ao ar livre do Brasil, só ficando atrás de Nova Jerusalém em Pernambuco”.
Para o diretor do espetáculo, Chico Izidorio “O objetivo do evento é contribuir para o fortalecimento das artes cênicas no nordeste brasileiro, especialmente no estado do Ceará, realizando um espetáculo popular e ao ar livre que permite o acesso de grandes plateias ao teatro, incrementando assim o gosto pelas artes no seio da população e criando oportunidades para o surgimento de novos atores/atrizes, artistas e profissionais cênicos, espectadores e amantes da cultura de um modo geral”.
Ao promover o turismo, o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo do Aracati, dinamiza as atividades de hotelaria, transportes e gastronomia durante a semana santa nesta cidade, gera emprego, renda, aquece a economia e melhora a vida das pessoas que tiram seu sustento dessas atividades.
A Paixão de Cristo do Aracati é um projeto que conta com o patrocínio do Governo Municipal de Aracati através da Secretaria de Turismo e Cultura. A organização do evento tem a coordenação geral Teobaldo Silva, direção teatral de Chico Izidório e do na produção cultural do professor Tinoco Luna.
O Governo Municipal de Aracati também investiu recursos do próprio município, em mais quatro grupos teatrais e suas encenações da Paixão de Cristo, que foram eles: Grupo Dias de Teatro, que através do Instituto Manuel Braga apresentou a “Paixão de Cristo 2015”, nos dias 02 e 03 de abril na Rua Cel. Alexanzito (Rua Grande), em cenário montado em frente à Câmara de Vereadores;
Já a Associação dos Moradores de Quixaba, apresentou na sexta feira (03/04), o espetáculo “Uma Paixão em nossos Corações”, em cenários montados na vila de pescadores e entre dunas e falésias daquela praia;
Para fechar as encenações teatrais no município, milhares de famílias prestigiaram no sábado de aleluia o espetáculo preparado pelo Instituto Estrela do Mar, que é denominado de “Vila da Paixão”, tradicionalmente apresentado da tarde para a noite na localidade da Volta.
http://www.aracati.ce.gov.br/frente-jovem-comemora-27-anos-da-paixao-de-cristo-e-mais-quatro-grupos-se-apresentam-no-municipio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário