Estratégia bem sucedida no setor de produção cultural, a dobradinha boa música e locais de grande apelo turístico já rendeu projetos de sucesso como Rio das Ostras Jazz & Blues Festival (RJ), Bourbon Festival Paraty (RJ) e Mimo (conjunto de festivais que, neste ano, aconteceu em Olinda-PE, Ouro Preto-MG, Paraty-RJ e Tiradentes-MG).
No Ceará, exemplos longevos são o Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga, Festival Choro Jazz (em Jericoacoara) e Canoa Blues (na praia de Canoa Quebrada) - que hoje e amanhã (15) chega à sua sétima edição.
Assim como em outros exemplos citados, a ideia é combinar atrações de qualidade no respectivo gênero e os atrativos do lugar - no caso das praias, bastante óbvios e difíceis de resistir. Localizada no município de Aracati, Canoa Quebrada é um dos destinos mais procurados do Litoral Leste do Ceará.
Neste ano, o evento volta ao formato "100% brasileiro", com a programação toda dedicada a grandes nomes nacionais do blues. Os destaques são o gaitista, guitarrista e cantor paulista Big Chico e o power trio Beale Street (RJ). Melhor: toda a programação é gratuita.
Carros-chefes
Com 20 anos de carreira, Big Chico é considerado um dos artistas de blues mais completos do País, pela voz potente e o domínio da gaita e da guitarra. No Canoa Blues, ele apresenta o show do último disco (quarto trabalho de estúdio), "My New Blues", lançado em setembro de 2013.
No álbum, o músico revela um amplo leque de influências, do blues tradicional até a sofisticação do jazz e o balanço do soul. Tem em seu currículo apresentações em grandes casas do gênero e nos principais festivais nacionais e internacionais.
Já excursionou pelos Estados Unidos, Europa, Chile e Argentina, onde dividiu o palco com Keb Mo, Rod Piazza, Deacon Jones, Lurrie Bell e Lucky Peterson.
Também já abriu show do gaitista James Cotton (EUA), lenda viva do blues. Do Rio de Janeiro, o trio Beale Street traz a mistura entre a sonoridade do blues "primordial" - vinculada à origem do gênero, nas comunidades negras do interior dos EUA, ainda no início do século XX -, o caráter mais rocker do blues inglês dos anos 60 e o suingue e a pluralidade da música brasileira. Formada por Ivan Mariz (guitarra e vocal), César Lago (baixo) e Beto Werher (bateria), a banda completou 15 anos de estrada em 2014.
A trajetória inclui passagens pelos grandes festivais do País e apresentações na Argentina, dois discos de estúdio e um DVD gravado ao vivo. O nome da banda é uma homenagem à boêmia rua em Memphis (Tennessee) onde o blues deixou de ser acústico para se tornar elétrico.
Apesar da influência norte-americana, o Beale Street tem composições autorais e em português. O repertório inclui ainda releituras de clássicos do blues e do rock rural dos anos 60 e 70.
Mais nomes
A programação também inclui outro trio, o igualmente veterano Rodrigo Nézio e Duocondé Blues, de Juiz de Fora (MG) - formado pelo guitarrista e cantor Rodrigo Nézio, o baterista André Torres e o baixista Rodrigo Chaffer.
Completam a lista de convidados as bandas Renegados e Tres Locos Blues, ambas do Ceará. A primeira já é conhecida na noite de Fortaleza, pela presença constante em eventos e agenda frequente de apresentações. Na estrada desde 1993, a Renegados tem três discos gravados.
No Canoa Blues, além de clássicos blueseiros e composições próprias, a Renegados propõe uma homenagem a um dos maiores nomes do rock brasileiro: Raul Seixas.
Já o Tres Locos Blues é um trio formado pelo guitarrista Roberto Lessa (Blues Label), o baixista Dudu Freire (De Blues em Quando) e o baterista Aldo Machado (Puro Malte).
A banda foi uma caminho alternativo encontrado pelos músicos para testar novas experiências sonoras, partindo do blues tradicional ao moderno. No festival, o grupo assina as bases da jam session.
Mais informações
Canoa Blues 2014. Hoje e amanhã, na praia de Canoa Quebrada (a 150km de Fortaleza). Gratuito. Shows principais a partir das 22h. Programação: canoablues.Com.Br
Adriana Martins
Repórter
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/sob-o-som-das-ondas-e-das-guitarras-1.1150085

Nenhum comentário:
Postar um comentário