Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ventilador com controle remoto é aposta cearense

É difícil inovar em aparelhos que são universalizados. Em um ventilador então, nem se fala. A última inovação que eu lembro neste tipo de aparelho foi aerodinâmica, modificaram a forma das pás das hélices para reduzir o ruído deles.
Mas uma empresa local, encubada no Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará, chamada Vent7, conseguiu. Ela tornou obsoletos os velhos botões de liga/desliga e de velocidade dos ventiladores.
Disponível inicialmente nos modelos de mesa Smart Fan, da Mondial Line, e em breve nos ventiladores de teto da marca Spirit, está uma interface de uso sensível à toques, dotada também de um sensor de infravermelho.
O que isso quer dizer?
Quer dizer que a Vent7 está abrindo caminho, junto com seus parceiros, para a aposentadoria dos botões mecânicos de liga e desliga, em prol do controle remoto, qualquer controle remoto, desde que utilize tecnologia de infravermelho (como os de TV). A tecnologia desenvolvida pela empresa Vent7 tornou possível, o que antigamente era economicamente inviável: ventiladores a controle remoto. Interessante?
A ideia do receptor universal de infravermelhos, surgiu como um trabalho de conclusão de cadeira de Microcontrolador, no curso de Telemática no Instituto Federal do Ceará (IFCE) em 2004. Aluno e professor resolveram desenvolver a tecnologia em conjunto, e em 2010 juntos a uma terceira pessoa, com experiência em eletrônica e linhas de produção, e criaram a Vent7.
Alguns anos atrás, assisti a uma palestra sobre inovações e ouvi uma das frases mais acertadas sobre o assunto: "mas é tão simples, porque eu não pensei nisso antes?". E a usabilidade é de fato simples, fácil e confortável demais. Quer mais vento? Pegue o primeiro controle remoto de TV, DVD ou vídeo cassete que encontrar, aponte para o ventilador e aumente a rotação. Esfriou demais de madrugada, desligue o ventilador sem levantar-se.
Há pontos negativos? Sim, existem. Ele vai consumir um pouco de energia mesmo quando sem ventilar, porque fica em modo de espera, e você certamente não irá querer utilizá-lo ao lado de uma TV. Mas dá para relevar isto completamente.
Aliás, a tecnologia é tão bacana, que será interessante ver como ela caminhará para outros setores da indústria.
Gilberto Soares
Especial para o tecno
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/tecno/ventilador-com-controle-remoto-e-aposta-cearense-1.1111504

Nenhum comentário:

Postar um comentário