Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Mais Médicos tem avaliação positiva

Brasília Faltando cerca de um mês para as eleições, o Ministério da Saúde convocou uma coletiva, ontem, para apresentar um balanço de um ano do programa Mais Médicos e divulgar dados de uma pesquisa de opinião que aponta altos índices de aprovação do programa, vitrine eleitoral da presidente e candidata Dilma Rousseff (PT).
O ministro Arthur Chioro (Saúde) ainda aproveitou para rebater a crítica feita pela candidata à Presidência Marina Silva (PSB), que se referiu ao Mais Médicos como medida "paliativa". "Não é um programa paliativo e muito menos tem prazo de validade", disparou Chioro, sem citar diretamente a candidata.

Também durante o balanço, o Ministério da Educação divulgou a lista de cidades que preencheram os critérios estabelecidos e estão aptas a receberem novos cursos de medicina - abertura de vagas que pode se estender até 2017.
Em sua fala, Chioro apresentou dados já divulgados dos investimentos federais em atenção básica - R$ 20 bilhões em 2014 contra R$ 9,7 milhões em 2010- e reapresentou os números finais do Mais Médicos -12.462 profissionais em 3.785 municípios.
Segundo o ministro, uma pesquisa de opinião realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com os usuários do programa Mais Médicos identificou que a população vê os trabalhadores do programa como mais atenciosos e mais capacitados e competentes, mais voltados às áreas rurais e que entende que há mais rapidez no diagnóstico. Foram ouvidas 4 mil pessoas em 200 cidades atendidas pelo programa federal.
"(A pesquisa mostra que) 95% dos entrevistados estavam muito satisfeitos ou satisfeitos com a atuação dos médicos e 87% deram nota de 8 a 10 para o programa", destacou o ministro. Chioro citou, ainda, que 74% informaram que o programa era muito melhor que o esperado e que para 86% a qualidade do atendimento é melhor ou muito melhor que anteriormente.
Questionado sobre as intenções do governo ao divulgar uma pesquisa em plena campanha eleitoral, Chioro afirmou que o Mais Médicos é "republicano" e que é "legítimo" apresentar o balanço ao final do primeiro ano do programa. No entanto, ele se irritou quando foi questionado sobre as críticas captadas pela pesquisa. "Eu mostro uma pesquisa que tem 87% (de satisfação), 1% ou 2% que é ponto negativo, mas a gente explora...", rebateu Chioro.
Durante o balanço, o MEC apresentou a lista de 39 cidades aptas a receberem novos cursos de medicina. As cidades estão em 11 Estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Outros sete municípios, inclusive Crato, no Ceará, têm pendências e entrarão em outra seleção.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/mais-medicos-tem-avaliacao-positiva-1.1094255

Nenhum comentário:

Postar um comentário