Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 13 de abril de 2014

Previdência Social é a que possui a maior cobertura

Mesmo com o crescimento dos investimentos em planos de previdência privada, a aposentadoria pública, administrada pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), responde pela maior cobertura dos brasileiros.
Só no Ceará são 1,3 milhão de aposentados e pensionistas segurados pelo INSS, resultando no pagamento mensal de aproximadamente R$1,1 bilhão segundo a gerência regional da Previdência Social.

Em todo o País, os benefícios concedidos pelo governo aos segurados somam cerca de R$ 28,9 bilhões todo os meses, contemplando aproximadamente 31,17 milhões de aposentados e pensionistas.
Falta informação
Apesar da abrangência, a concessão desse direito a mais cidadãos, muitas vezes, ainda esbarra na falta de informações acerca do serviço e na falta de disciplina para o pagamento da contribuição, principalmente no caso dos contribuintes individuais e daqueles classificados como em casos especiais.
"A maioria das pessoas que vai solicitar a aposentadoria está com pendências no cadastro da Previdência. Geralmente, é por conta das empresas que não informam datas de demissões, valores de salários, e isso atrasa todo o processo do trabalhador", exemplifica o chefe do Serviço de Reconhecimento de Direitos da Gerência Executiva d Previdência Social em Fortaleza, Paulo Bacelar.
Para evitar a demora na hora de se aposentar, Bacelar recomenda que o contribuinte verifique, pelo menos uma vez ao ano, a situação do cadastro por meio de extrato. "Essa informação pode ser obtida nas agências da Previdência, sem precisar agendar a visita", indica.
Quem for correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica, por exemplo, pode conseguir o extrato da Previdência nas respectivas agências.
Suporte
Apesar das deficiências e limitações, a aposentadoria concedida pela Previdência Social é fundamental para todos os contribuites, mesmo aqueles que têm renda elevada e investem na iniciativa privada, na opinião do secretário geral do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Fábio Luiz dos Passos.
Mais proteção
Além de o não pagamento da contribuição representar sonegação de renda, a Previdência Social, segundo Passos, dispõe de um catálogo de proteção mais completo do que os seguros privados, atualmente.
"No momento em que todos os planos derem errado, é o INSS que vai estar lá para garantir uma condição de vida, mesmo que não seja necessariamente confortável", pondera o especialistas do IPBT.
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário