Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 23 de novembro de 2013

Acquario começa a ser erguido em janeiro


No próximo mês, também serão iniciadas as obras da Praça das Águas, estrutura que faz parte do Acquario
O esqueleto do Acquario Ceará começará a ser erguido em janeiro próximo, garante o titular da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Bismarck Maia. Segundo ele, o início da montagem do equipamento no primeiro mês de 2014 será possível porque 70% dos serviços de infraestrutura subterrânea foram executados e deverão ser concluídos em dezembro. Essa parte da obra, destaca o secretário, pode ser comparada a uma grande piscina de concreto onde ficarão bombas, motores e todo o maquinário necessário ao funcionamento desse monumento turístico, idealizado ainda em 2009.



A previsão da Secretaria do Turismo do Ceará é que as obras do equipamento, situado na Praia de Iracema, sejam finalizadas até o fim de 2014. O projeto arquitetônico do Acquario foi idealizado ainda em 2009 FOTO: KELLY FREITAS


A previsão é que o Acquario Ceará fique pronto até o fim de 2014, para começar a operar no início de 2015. Localizado na Praia de Iracema, em Fotaleza, o equipamento está orçado em R$ 250 milhões e será o maior do tipo na América Latina.


Praça das Águas


"A parte mais pesada da obra, realmente, é a infraestrutura de concreto. Depois, os serviços podem ser feitos de forma mais rápida", declara Bismarck Maia.


Ainda em dezembro deste ano, serão iniciados os serviços referentes à Praça das Águas, estrutura que ficará em frente ao Acquario. Com uma área construída geral de 1.100 metros quadrados, a praça terá uma fonte temática principal, uma escultura representando o globo terrestre (com movimentação aquática), uma escultura símbolo do Acquario, um posto de informações turísticas e um quiosque de alimentação.


"As obras do Acquario Ceará seguem normalmente, mas estamos enfrentando obstáculos que alguns criam. Isso é um direito deles", afirma o titular da Setur, remetendo às acusações de irregularidade administrativa e fraude na licitação do equipamento, feitas pelo Ministério Público Estadual (MPE).


De acordo com o MPE, a Setur teria usado uma empresa local para viabilizar um empréstimo de US$ 150 milhões do Ex-Im Bank, instituição financeira dos Estados Unidos.


No último mês de agosto, após a denúncia, a Setur suspendeu o repasse de verba aos responsáveis pela execução das obras, atendendo à recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).


Mobilidade


Bismarck Maia participou ontem, na Capital, da solenidade em que a presidente Dilma Rousseff anunciou investimentos em diferentes áreas, principalmente, em mobilidade urbana.


"Este é um setor importantíssimo para incrementar o turismo no nosso Estado, tendo em vista que a grande vocação do Ceará é a prestação de serviços, pois ainda não temos um parque industrial, mas que virá com a instalação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), já em construção, e a futura refinaria Premium II", afirma o secretário.


Raone saraiva
Repórter 


Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário