Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

CEARÁ: Estado terá novos serviços para assistência a pessoas com deficiência


As pessoas com deficiência vão passar a contar com novos serviços e equipamentos pelo Sistema Único de Saúde. Em todo país, serão inaugurados 29 Centros Especializados de Reabilitação e 18 oficinas de órteses e próteses. O SUS também vai passar a oferecer o sistema FM, acessório importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva, além de incorporar seis novos modelos de cadeiras de rodas. O estado do Ceará vai receber um novo centro. Ele vai funcionar em Sobral para atendimento de pessoas com deficiência física e auditiva.
O estado também vai receber um micro-ônibus adaptado para o transporte de pessoas com dificuldades de locomoção. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressalta que, agora, o SUS passa a ser referência de atendimento gratuito para pessoas com deficiência.

"Tem mais profissionais para cuidar da física e da intelectual, como nutricionistas, fisioterapeutas, ou seja, profissionais que não tinha. Agora as pessoas passam a ter uma referência no SUS de atendimento gratuito para pessoas que tenham deficiência, a partir daí a gente começa a montar uma rede. Então ela vai lá a uma Unidade Básica de Saúde, em um pronto-socorro, no atendimento. Às vezes precisa ter um especialista em deficiência intelectual, e muitas vezes as famílias, as pessoas precisavam recorrer ou a entidade que fazem isso de forma voluntária, de forma isolada. Agora não, passamos a ter Centros de Referência, inclusive em parcerias com essas entidades que passam a ter recursos no Sistema Único de Saúde para funcionar."

Em todo país serão repassados mais de 200 milhões de reais para oferecer novos serviços e equipamentos voltados à inclusão social dos brasileiros com deficiência. Ao todo, 944 mil pacientes vão ser beneficiados em todo o Brasil. Essas são as primeiras medidas do programa Viver Sem Limite, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado pela presidenta, Dilma Rousseff, em 2012.

Reportagem, Fellype Sales

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário