Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Erro no sistema do Enem antecipa consulta de notas


Com a brecha no site, o resultado da prova ficou visível por 30 minutos e foi retirado logo em seguida

A rápida divulgação das notas gerou desconfiança nos alunos cearenses acerca  de uma possível nova fraude no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foto: jl rosa

Uma falha técnica do sistema de divulgação das notas das redações feitas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2012, permitiu que alguns estudantes de todo o País tivessem acesso.


A antecipação das notas surpreendeu muitos estudantes cearenses. Com a brecha no sistema, o resultado ficou visível por 30 minutos e foi retirado logo em seguida, ficando indisponível para consulta.

A rápida divulgação das notas gerou desconfiança nos alunos cearenses acerca de uma possível nova fraude no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Exemplo disso, foi a estudante Narla Ramos. “Achei esquisito porque saiu apenas a redação e sumiu tudo de uma hora para outra. Todo ano é uma confusão muito grande, sempre aparece suspeita de fraude, de corrupção. Essa nota que aparece e some depois é exemplo disso. Parece que o MEC fica de brincadeira com a gente. Enem é coisa série, é o futuro da gente”, destaca Narla.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que não houve vazamento de informação e que alguns candidatos – logados com seu CPF e senha – conseguiram visualizar sua própria nota da redação, sem risco de que outras pessoas, não autorizadas, visualizassem o resultado.

Rede social

O estudante Halisson Douglas chegou a compartilhar as notas com outros amigos em uma grupo na rede social Facebook. “Várias pessoas da minha sala conseguiram visualizar as notas, e começamos a trocar informações. Percebi que era o de 2012, pois as notas estavam totalmente diferentes do Enem 2011”, afirmou Douglas.

O MEC atribuiu o problema a “uma carga no sistema” durante um procedimento técnico de homologação das notas de redação no sistema do Enem.

O procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, culpou a falta de transparência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela divulgação das notas do Enem, como o principal fator para a perda de credibilidade do órgão ao longo dos anos.

“O Inep nunca foi exemplo de transparência, nada ali funciona de forma clara e honesta com os estudantes. Eu recebo essa notícia como mais um problema desse órgão. A cada ano, ele passa a impressão que estamos sendo enganados”, enfatiza Costa Filho.

Em 2011, houve um vazamento de 13 questões do exame que resultou na anulação da prova para 639 alunos do Colégio Christus, que fizeram o teste novamente e tiveram suas notas recalculadas.

O MEC informou, na época, que as questões saíram de um pré-teste preparado pelo Inep e aplicado para alunos da instituição de ensino em 2010, e dois dos 36 cadernos de pré-teste foram reproduzidos e distribuídos por professores.

Com informações do Diário do Nordeste Online

Sisu oferta mais de oito mil vagas no Estado do CE

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer, em 2013, 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições. No Estado, a Universidade Federal do Ceará (UFC) vai ofertar 6.264 vagas neste ano, enquanto o Instituto Federal do Ceará (IFCE) terá 1.840 no primeiro semestre. Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições. As inscrições terão início no dia 7.

O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga. Ao se inscrever, o estudante deverá especificar, em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso e turno.

Primeira chamada

O resultado da primeira chamada será em 14 de janeiro. A segunda chamada será no dia 25 de janeiro. As matrículas serão efetuadas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para segunda. Além disso, o Sisu se adequará a Lei de Cotas que estabelece vagas para alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas.



Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário