Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Remédio para o tratamento da aids será fabricado no Brasil


A partir de 2013, o SUS, Sistema Único de Saúde vai distribuir mais um medicamento para o tratamento da aids com rotulagem brasileira. Atualmente, o medicamento Atazanavir já é ditribuído pelo SUS, mas é importando de outros países. No Brasil, cerca 45 mil pessoas soropositivas utilizam o remédio antirretroviral no início do tratamento da doença. 
A produção nacional do Atazanavir será possível graças a uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo firmada entre o Ministério da Saúde e o laboratório internacional Bristol-Myers.

 Com a parceria, a expectativa é de que o Ministério da Saúde economize cerca de 81 milhões de reais por ano. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica que o uso desses medicamentos é fundamental para redução de novos casos da doença.

"Não é só uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade de vida de quem vive com HIV, mas é decisivo também para reduzirmos a transmissão. "Enquanto não temos uma vacina para o vírus da aids, funciona sim como uma vacina". Tratar adequadamente as pessoas, é assim que nós reduzirmos em mais de 40 por cento a transmissão vertical em nosso País. E é assim que nós acreditamos que é possível até 2015 alcançar a meta que o Brasil defendeu globalmente que interromper qualquer tipo de transmissão vertical da gestante para o bebê até 2015".

 Atualmente, o Ministério da Saúde disponibiliza de graça 20 medicamentos antirretrovirais para o tratamento da aids, além de exames e acompanhamento médico. O Brasil é referencia mundial no enfretamento ao HIV/aids. Por ano, são investidos cerca de 800 milhões de reais em remédios para o tratamento da doença.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário