Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Medidas de prevenção podem reduzir casos da doença neste período de maior incidência


Neste período de chuvas na maior parte do Brasil, e com a chegada do verão neste mês, aumenta a incidência de focos do mosquito transmissor da dengue. Por isso, é importante manter os hábitos de prevenção como não acumular entulho e lixo, ter atenção especial com plantas e objetos que juntam água, guardar garrafas de vidro ou pet, baldes e vasos de plantas vazios com a boca para baixo.

 Também é preciso estar atento a pneus velhos, que devem ser entregues aos serviços de limpeza urbana, ou guardados em local coberto.  


Graças à organização da rede pública e uma maior conscientização da população na adoção de hábitos de prevenção, o número de casos graves de dengue no Brasil registrou queda de 64% neste ano, comparado a 2011.  Os dados do balanço epidemiológico da doença no Brasil mostram ainda que em relação a 2010, a redução chega a ser ainda maior, de 80%.  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca que ainda é preciso trabalhar muito para garantir uma saúde de qualidade a toda população:   

"Digo sempre o Sistema Único de Saúde tem que ter a qualidade do atendimento como uma obsessão e nesses dois anos nós conseguimos conter epidemias no Brasil, por exemplo, a dengue, reduzimos em 80% os casos graves de dengue no País, reduzimos em 62% os óbitos de dengue num cenário que tinha tudo para crescer o número de casos porque o Brasil passou a ter a  circulação  de quatro tipos do vírus." 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça que neste período de transição de governos municipais é fundamental continuar as ações de prevenção e combate a dengue:

"É fundamental que nesse momento de transição entre os prefeitos de governos municipais que essas ações não sejam interrompidas. O Ministério da Saúde lança um alerta muito importante para que as ações continuem agora no mês de dezembro, ao longo do começo do mês de janeiro e fevereiro que o inicio dos novos governos municipais. Esse trabalho que vem sendo feito há dois anos que reduziu os casos graves e mais de 60% o número de óbitos por dengue tem que continuar e tem que ser intensificado". 

O Ministério da Saúde oferece assistência e atendimento integral aos pacientes com suspeita de dengue. Por esse motivo, investe na ampliação de serviços, capacitação de profissionais, habilitações de leitos de enfermaria e de UTI.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário