Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

VACINAS: Brasil tem 95% de cobertura nos últimos dez anos


Manter o calendário de vacinas em dia garante a saúde das crianças, diminui o risco de transmissão de doenças e ajuda o Brasil a continuar registrando bons índices de coberturas vacinais. Nos últimos dez anos, nas campanhas de vacinação, o Brasil conseguiu vacinar em média 95 por cento das crianças na maioria das vacinas do calendário. 


O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde instituiu calendários não só para o primeiro ano de vida, mas também para crianças, adolescentes, adultos e idosos. A coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, destaca a estratégia para atingir uma boa cobertura vacinal.

"Com os vários esquemas vacinais que nós fazemos e várias estratégias nós temos conseguido atingir altas coberturas vacinais. O Brasil tem hoje 34 mil salas de vacina, então, a possibilidade de você ter uma gama de salas de vacina abertas durante toda a semana permite com que a população tenha acesso a essas vacinas. Para cada vacina você tem um esquema vacinal diferente, você precisa tomar de duas, três doses e as vezes até um reforço porque cada dose complementa uma dose anterior. Então se você não tomar o esquema completo, você não está devidamente protegido porque o organismo ainda não criou anticorpos suficientes para proteger contra a doença."

"É fundamental que os pais entendam que a carteira de vacinação é um documento tão importante quanto a certidão de nascimento, a carteira de identidade, a carteira de motorista. É um documento. Então ele deve ser guardado e principalmente toda vez que levar seu filho ao serviço de saúde, ou mesmo o adulto procurar um médico, ele deve levar a carteira de vacinação porque é uma oportunidade que o médico tem de avaliar se aquele esquema vacinal está completo e assim atualizar naquele momento da consulta."

 Com o objetivo de ampliar o uso das vacinas combinadas, o Ministério da Saúde incluiu em 2012, no calendário de vacinação da criança, a pentavalente, que protege contra cinco doenças: coqueluche, difteria, tétano, hepatite B e meningite. Para 2013, o Ministério da Saúde vai oferecer mais duas vacinas no calendário básico de imunização: contra a varicela e contra a hepatite A.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário