Desde janeiro, quase seis
milhões de Cartas SUS foram enviadas para todo o país. Destas, 220 mil cartas
foram enviadas para o Ceará. Na Carta SUS, o paciente fica sabendo quanto o
governo gastou para que ele fosse atendido na rede pública de saúde. Nela, é
possível também criticar ou elogiar o atendimento, inclusive nos hospitais e
clínicas que têm convênio com o SUS. O
diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, do Ministério da Saúde, Luís
Carlos Bolzan, explica que a Carta melhora a comunicação com o usuário do SUS.
"Através desse
instrumento que é a Carta SUS nós estamos conseguindo aprofundar a participação
da população na qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde, garantindo um
processo maior de transparência dessa mesma gestão com o conhecimento desses
cidadãos sobre as informações relativas às internações, aos procedimentos
realizados por essas pessoas.
Inclusive sobre os valores pagos pelo Ministério
da Saúde para custear esses procedimentos.
Dessa forma nós entendemos que contribuímos com a transparência do
estado brasileiro, garantimos maior acesso a informação para todos os cidadão
sobre os procedimentos realizados e aprofundamos também um processo de controle
social sobre a gestão Sistema Único de Saúde."
Ao receber a carta SUS é
fundamental que a população confira se as informações estão corretas. Luís
Carlos Bolzan explica o que o usuário do SUS deve fazer se houver
irregularidade.
"Tem dentro dessa
carta, informações básicas sobre o procedimento que foi realizado, como, por
exemplo, qual o procedimento feito, em qual hospital foi feito, qual dia a
pessoa entrou no hospital e qual dia ela saiu e o valor que o Ministério da
Saúde pagou por esse procedimento. Ao receber a carta e a pessoa não confirmar
essas informações ela pode entrar em contato com o Ministério da Saúde pelo
serviço de ouvidoria, no número 136, ou através do nosso portal na internet que
é: www.saude.gov.br/cartasus, e ali fazer o preenchimento da sua
denúncia."
O Ministério da Saúde quer
enviar um milhão de cartas SUS por mês para avaliar o atendimento prestado ao
usuário.
Fonte: Agência do Rádio
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