Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ASMA: A distribuição de medicamentos contra a doença aumentou mais de cinco vezes no Ceará


O número de pessoas que retiram de graça o medicamento para asma pelo programa Farmácia Popular cresceu mais de cinco vezes no Ceará entre junho e setembro. Atualmente mais de mil e setecentas pessoas que têm asma no Ceará retiram o medicamento de graça. No ano passado, esse número era um pouco mais que 300. No estado, só no mês passado, 807 pessoas foram beneficiadas com o remédio.


Em todo o País aproximadamente 260 mil brasileiros retiram de graça o medicamento para o tratamento da asma. A doença está entre as principais causas de internações no SUS, Sistema Único de Saúde, principalmente entre crianças de até seis anos. 

Em junho do ano passado, mais de 17 mil pessoas foram internadas no Brasil por causa da doença. Um mês depois que o remédio começou a ser distribuído de graça, o número de internações já havia caído para 14 mil. Para o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o aumento no acesso aos medicamentos reduz as  complicações da doença.

"A asma é a segunda causa de internações no nosso País entre as crianças até seis anos de idade, 88 mil crianças foram internadas no SUS no ano de 2011 e a nossa expectativa é fazendo com que o acesso a medicamento seja mais fácil para as famílias, sobretudo, as famílias mais pobres, e o remédio sendo de graça, a gente possa reduzir as internações e as complicações por asma no País."

O coordenador do Programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, considera a ampliação do acesso aos medicamentos para asma  um reforço na prevenção e combate da doença.

"Esse aumento traz para nós o foco principal que a ampliação do acesso a medicamentos no Brasil. O Farmácia Popular é uma alternativa de acesso que tem dado muito certo no que diz respeito a ser estratégico no combate às doenças crônicas não transmissíveis, hipertensão, diabetes e agora a asma. Casando essa ação com a Academia da Saúde, com toda política de saúde mais ampla. Nós podemos dizer que o Ministério da Saúde atua na prevenção e na recuperação da saúde".

O programa Farmácia Popular já beneficiou mais de onze milhões de pessoas com a distribuição de medicamentos de graça ou com 90 por cento de desconto. Entre os remédios de graça estão os para asma, hipertensão e diabetes.  Para colesterol, osteoporose, glaucoma, rinite, doença de Parkinson os medicamentos são distribuídos com 90 por cento de desconto.Para ter acesso aos produtos disponíveis no Farmácia Popular, o paciente precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica dentro do prazo de validade em uma das 20 mil farmácias distribuídas em todo o País.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário