Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ceará lança 2º etapa da campanha contra a aftosa


A expectativa é que até o final de dezembro, o Ceará seja reconhecido como zona livre de febre aftosa com vacinação 

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2012 será lançada oficialmente no próximo dia 31 (quarta-feira), ás 9 horas, na Fazenda de Experimentação Agropecuária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada em Guaiuba, a 26 quilômetros de Fortaleza.


A meta para esta etapa é superar os números da primeira fase, quando o Ceará bateu todos os recordes estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), vacinando mais de 93% do rebanho. Isso significa cerca de 2 milhões e 501 mil cabeças do total de quase 2 milhões e 700 mil animais (bovinos e bubalinos) do Ceará. “Nós precisamos do compromisso dos produtores e dos municípios para que possamos atingir esta meta”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1, 50. A multa para quem não vacinar o rebanho ainda é de R$ 13, 43 por cabeça. Os animais podem ser vacinados até 30 de novembro. De acordo com o presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, a segunda etapa da campanha é mais um marco da campanha da aftosa no Ceará para alcançar o status de zona livre. “Estamos empenhados em cumprir as exigências do MAPA para sermos reconhecidos como Zona livre de aftosa ainda este ano”, concluiu. 

Com todos os requisitos do MAPA sendo cumpridos, desde a contratação de novos servidores, através de concurso, até a vacinação exigida, o Ceará deve sair da zona de risco médio e alcançar o status de livre com vacinação este ano.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios,tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

O último caso registrado de febre aftosa em território cearense foi em 11 de abril de 1997, no município de Porteiras na região do Cariri.

Serviço

Data: 31/10

Hora: 9:00h

Local: Fazenda de Experimentação agropecuária da UECE (caminho será localizado por faixas) em Guaiuba.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Ceará

Amanda Sobreira 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho 

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário