Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

AVC: Ministério da Saúde faz alerta para principal causa de mortes


No Dia Mundial do AVC, Acidente Vascular Cerebral, lembrado nesta segunda-feira, dia 29 de outubro, o Ministério da Saúde alerta para os perigos da doença. O derrame, como é popularmente conhecido o AVC, está entre as que mais matam no mundo. 
Só no Brasil, o número de pessoas que morreram por AVC chega a quase 100 mil. 


Atualmente, a doença é a principal causa de mortes no país. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que para se evitar sequelas do derrame, três coisas são muito importantes: a rapidez do atendimento por meio do SAMU, a emergência dos hospitais e os remédios oferecidos pelo SUS.

"Nós já avançamos em relação ao AVC, mas todos nós precisamos saber que precisamos avançar muito mais. Há muita coisa para ser corrigida na saúde, sobretudo em reduzirmos o tempo entre a pessoa ter o primeiro sinal e sintoma de um derrame cerebral, de uma isquemia cerebral e chegar a ser atendido em um Pronto-Socorro. O ideal é que isso aconteça antes das primeiras quatro horas e meia, porque recebendo os novos medicamentos do Ministério da Saúde nesse período reduz bastante os riscos, não só de óbito por isquemia e derrame cerebral, mas, sobretudo também do risco de sequelas que a pessoas pode ficar."

Apesar de ser a primeira causa de morte no país, o número de pessoas com até 70 anos que morreram de AVC caiu quase 33 por cento entre 2000 e 2010. No ano passado, quase 180 mil pessoas se internaram por AVC. Isso custou ao Sistema Único de Saúde quase 200 milhões de reais. Os sintomas mais comuns do derrame são a perda de força muscular de um lado do corpo, fala enrolada e sensação de formigamento no braço. Além disso, a vítima do AVC pode sentir dores de cabeça, tontura, náusea e vômito. As principais causas do Acidente Vascular Cerebral são a hipertensão, o diabetes, o colesterol elevado e o tabagismo.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário