Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

AVANÇO: Ministério da Saúde lança Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down


O Ministério da Saúde lançou um documento com as Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down. O objetivo é garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para dar atendimento humanizado e qualificado para este público, desde os primeiros dias de vida da pessoa. 

A expectativa do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é envolver no projeto todos que fazem parte da vida de alguém que tenha Síndrome de Down.


" As expectativas dessas orientações é que desde o nascimento, os pais, os familiares, os profissionais de saúde sejam estimuladores permanentes dessas crianças com síndrome de Down. Tem alguns tipos de estímulos que são estímulos de fisioterapia, de exercícios, de musicoterapia, que ajudam muito no desenvolvimento dessas crianças para que elas possam aproveitar o máximo o seu potencial."

Juntamente com as Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down, foi desenvolvida também uma versão simplificada. O ministro explica que essa versão foi feita por jovens com Síndrome de Down para pessoas que tem a síndrome:

" Nós construímos, além dessas diretrizes, uma material que foi feito com crianças e adolescentes que tem síndrome de Down, de como eles podem entender melhor essas orientações dos profissionais de saúde, com figuras, com imagens, com a linguagem que é mais inteligível para quem tem síndrome de Down. Será um material também para os pacientes. "

O Brasil possui hoje cerca de trezentas mil pessoas com Síndrome de Down. O documento Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down faz parte das ações do Plano Viver sem Limite, lançado em novembro do ano passado, pela presidenta Dilma Rousseff, que reúne ações que beneficiam as pessoas com deficiência.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário