Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 25 de agosto de 2012

Programa do MS ajuda as pessoas a largarem o vício


O Brasil está entre os países com maior número de ex-fumantes. A informação é de um estudo divulgado no Reino Unido, na semana passada. Segundo levantamento feito entre outubro de 2008 e março de 2010, mais de 46% dos homens brasileiros e quase 48% das brasileiras disseram que abandonaram o vício. Em número de ex-fumantes, o Brasil está atrás apenas do Reino Unido e dos Estados Unidos.

 O Ministério da Saúde possui o Programa de Controle do Tabagismo. O objetivo é prevenir doenças e reduzir a incidência do câncer e de outras doenças relacionadas ao tabaco.
O programa utiliza atividades para estimular a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis. A auxiliar de serviços gerais, Maria de Fátima Nunes, fumou por 38 anos. Em fevereiro deste ano, entrou no programa e há cinco meses largou o vício.

"O programa para mim foi muito importante. Eu penso assim que todos que tiverem que fazer que vá com muita sede de largar mesmo para poder seguir o caminho sem o vício. Mas, o programa é muito importante em tudo, nas palestras das meninas, elas explicam tudo direitinho para gente. Um dia de uma palestra lá, tinha uma servidora lá e ela falou assim: a gente tem de gostar de si mesma."

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca que no Brasil já existem mais ex-fumantes do que fumantes:

"Não só tem uma tendência de queda como pela primeira vez a gente ultrapassa os 15% de prevalência do tabagismo na população brasileira, ou seja, nos estamos abaixo de 15%. Nós já tínhamos nos últimos anos alcançado um dado importante que é termos mais ex-fumantes do que fumantes no País e agora nós alcançamos mais uma queda importante que é pela primeira vez estarmos abaixo de 15% da nossa população."

Segundo dados do Inca, Instituto Nacional de Câncer, o tabagismo é responsável por cerca de 50 doenças diferentes, entre elas câncer, infecções respiratórias, impotência sexual no homem e infertilidade na mulher.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário