Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

Menino de 8 anos sonha em ser DJ em Itatira


Eduardo Sousa Maciel, conhecido como "Stuart", já sabe qual profissão quer seguir, animando as baladas.
Itatira. O sol quente e as altas temperaturas refletem a seca que castiga o distrito de Lagoa do Mato, neste Município, a 212Km de Fortaleza. Mas o calor não impedia que Eduardo Sousa Marciel caminhasse no Centro da cidade procurando serviços em bares, restaurantes e comércios para conseguir alguns centavos. No coração, porém, o menino de 8 anos, com cabelo moicano, que todos chamam na cidade de "Stuart", leva o sonho de subir no palco do Chocalhão Clube, a maior boate de festas do Município, para ser DJ.
Sua mãe, Maria Aleluia Marciel, trabalha numa creche municipal e seu pai vive em São Paulo. O menino não queria ir à escola, exceto se conseguisse realizar seu sonho. "O que mais gosto é de ouvir DJ Cambota e DJ Daniel de Paula, porque eu gosto muito de música eletrônica. Nas ruas, eu trabalho demais para ganhar pouco. Se eu conseguisse ser DJ, mesmo ganhando pouco, eu estaria contente. Eu ficava vendo aquelas crianças do palco do ´Criança Esperança´ e queria ser igual a elas", disse, fazendo referência ao show transmitido pela Rede Globo.
O menino tem certo domínio com a aparelhagem utilizada pelos profissionais das baladas. Ele reserva horas numa lan house onde aprende a mexer com vinil e CD através de um software em computador disponível na Internet. O garoto faz performances como "scratch" e "back to back", que são técnicas de mixagem utilizadas por profissionais.
Quando o sonho de Stuart chegou ao conhecimento da secretária de Cultura do município, Marta Vitor, ela ficou admirada com a história e prometeu ajudar o garoto. Marta reclamou por Eduardo ter abandonado a 1ª série do ensino infantil, no turno da manhã, na Escola Municipal José Augusto Lobo, e as aulas de reforço. Mas logo o garoto emenda: "Se eu conseguir ser DJ eu volto a estudar", disse o pequeno, com seus olhos brilhando e um sorriso esperançoso no rosto. Marta imediatamente entrou em contato com a organizadora de eventos, Maria Irene Barbosa da Costa, para inserir o menino em sua próxima balada e, devido o garoto ter apenas 8 anos, ela pediu que Eduardo realizasse somente uma rápida apresentação de 10 minutos. "Temos que acreditar nos nossos objetivos de vida e depositar confiança nessa nova geração. Espero que Stuart seja um exemplo", disse Marta Vitor, que pediu para Eduardo sair das ruas, voltar a escola e seguir a carreira de DJ.
Irene Costa trabalha no ramo de entretenimento há anos e foi proprietária da Casa de Irene, um badalado point noturno na Praia de Iracema durante a década de 90, na época famoso pelo público boêmio da Capital cearense. Ela se diz honrada em poder ajudar o menino. "Eu sou mãe de dois filhos adolescentes. Eduardo se tornou pra mim como um filho adotivo", diz Irene Costa, que organiza festas junto com o esposo, o suíço Alfred Ernst. "Para nós é uma honra podermos dar esta oportunidade em um de nossos eventos". Ela ainda conseguiu patrocínio para trazer um dos maiores paredões de som da região e nomes conceituados das baladas de Fortaleza para tocar na festa de Stuart. Também estarão no palco DJ Cambota e DJ Daniel de Paula, que integram a seleta lista dos melhores DJs do Ceará. Depois de saber da notícia, Stuart voltou à escolinha de reforço e promete retornar ao colégio nesta segunda-feira, afirmando que não deixará de frequentar as aulas e se esforçará para tirar notas boas. Ele também não quer mais saber de trabalhar nos bares, restaurantes e comércios do Centro de Lagoa do Mato. "Eu sou de família humilde. Ao saber dessa mobilização para realizar o sonho do menino foi como se eu voltasse no tempo. Eu me sinto feliz em poder ajudar. Quando criança eu trabalhei também vendendo latinhas e ferro. Ficava muito feliz quando conseguia comprar uma fita para nas horas vagas ser DJ", diz Marco Antonio Barbosa da Silva, conhecido como DJ Cambota e atualmente produtor da banda de forró eletrônico Moral Mix. "Ser DJ também é profissão. Tenho muita satisfação de oferecer a Stuart equipamentos de primeiro mundo para ele fazer sua primeira apresentação".
Para Micheline Benício, membro do Conselho Tutelar de Itatira, a apresentação de Stuart representa um incentivo para as demais crianças do Município. "Fiquei impressionada ao saber que ele voltou a estudar porque ele realmente não queria ir a escola. Esperamos que outras crianças vejam nele um exemplo para não desistirem de seus talentos e nem da vida escolar".
A apresentação de Stuart está agendada para o próximo sábado, dia 16 de junho, no Chocalhão Clube, no Centro de Lagoa do Mato.
DARIO GOMES
ESPECIAL PARA O REGIONAL
Copilado do Diário do Nordeste
FOTO: DÃNIYYEL FELIPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário