Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cientistas são detidos pela PF com amostras de fósseis


Juazeiro do Norte. Dois cientistas de Paleontologia foram presos em flagrante pela Polícia Federal quando embarcavam, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, para o Rio de Janeiro e, depois seguiram para a França. Os estudiosos, que ainda se encontram presos na sede da PF, estavam realizando pesquisas na Chapada do Araripe e levavam amostras de fósseis.

São 236 amostras de fósseis, além de poeira de rocha, material que está na delegacia. Os pesquisadores, acompanhados de mais duas estagiárias, estavam sem a documentação legal que autoriza o transporte de fósseis com a finalidade de estudos.
Ambos continuam presos e deverão sair mediante pagamento de fiança, após arbitramento por parte da Justiça.

Um deles realiza pesquisa há cerca de 28 anos na área da Chapada do Araripe. Alex Kellner, de naturalidade austríaca e brasileiro naturalizado, recentemente recebeu reconhecimento de ´mente brilhante´, na Índia, e chegou a receber medalha do Mérito Científico do governo federal. O outro pesquisador é o cientista francês, Romain Amiot, que veio ao Brasil colaborar com a pesquisa iniciada no final do ano passado, por meio de uma parceria da Urca, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Outra operação

Mais de R$ 1 milhão pode ter sido desviado do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), da Prefeitura de Jardim, durante 2 julho e 19 de setembro de 2011.

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com a Polícia Federal, em Juazeiro do Norte, por meio da ´Operação Várzea do Éden´, conseguiu farta documentação e memórias de computadores e irá averiguar denúncias que foram inicialmente encaminhadas pela atual administração, que tem à frente o prefeito Antônio Roriz Neves. Os nove acusados são todos do alto escalão administrativo, incluindo secretários municipais e o então prefeito provisório da cidade, João Cláudio Brito Coutinho.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário