Para atingir as doações necessárias, uma unidade móvel de coleta está instalada, até sexta, no shopping Iguatemi
Se o Carnaval é motivo de animação para muitos foliões, é tempo também de preocupação para as equipes do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Para tentar garantir o estoque necessário durante o feriadão, o Hemoce está realizando diversas campanhas de mobilizações, almejando a meta de cerca de 150 bolsas por dia.Em Fortaleza, o Centro de Hematologia, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, recebe uma média de 100 doações diárias desde o dia 1º de fevereiro.
Antes do Carnaval, ainda há tempo para doar sangue. Para atingir as doações necessárias, uma unidade móvel de coleta vai ao shopping Iguatemi receber doações. Na quarta-feira (15) e quinta-feira (16), a unidade móvel receberá doações das 10 horas às 20 horas. Na sexta-feira (17), a coleta será realizada das 10 horas às 17 horas.
Durante o Carnaval, de domingo a terça-feira, 19 a 21 de fevereiro, a coleta estará sendo realizada no Ginásio Paulo Sarasate, de 9 horas às 16 horas, durante a realização do Renascer 2012, da Comunidade Católica Shalom.
Sábado
No sábado de Carnaval, as doações poderão ser feitas no próprio Hemoce, das 8 horas às 16 horas e, durante todo o feriado, no posto de coleta do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro, das 7h30 às 18h30.
O Hemoce de Fortaleza atende a 56 agentes transfusionais da Capital e Região Metropolitana. No Interior, o hemocentro de Sobral atende a 68 hospitais, o de Iguatu a 36, o de Quixadá a 34 e o de Crato a 44 unidades que realizam transfusões.
É recomendado, pelo Hemoce, que o candidato a doador obedeça alguns critérios antes de se dirigir a um hemocentro. Ele deve não estar em jejum, ter dormido por, pelo menos, seis horas antes da doação, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e evitar fumo e comidas gordurosas.
Para a doação, o candidato deve ter idade entre 18 a 67 anos. Atualmente, os jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou dos responsáveis legais.
Um outra indicação é que o doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou carteira de habilitação de motorista.
Em Fortaleza, o Hemocentro principal, situado na Avenida José Bastos, 3390, bairro Rodolfo Teófilo, tem funcionamento entre 7h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira e das 8 às 16 horas, aos sábados.
O Posto de coleta do IJF, no Centro da cidade, também recebe coletas.
Copilado do Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário