Promessas de um novo tempo para a Cruz Vermelha Brasileira (CVB), filial do Ceará. Após dois anos de crises e de certa invisibilidade entre a sociedade, a entidade de apoio humanitária ganha nova cara. Um novo interventor foi apresentado oficialmente. Ele se chama Witaçuci Bezerra, e entra com o anseio de tentar reorganizar toda a documentação necessária para restituir a filial ao pleno gozo de suas atribuições, reaproximando-a do Poder Público e da sociedade, cumprindo assim sua finalidade estatutária.
"Temos também o compromisso de manter as portas da instituição abertas para seguir cumprindo sua missão humanitária, além de buscar parcerias com as demais Filiais da Cruz Vermelha para trazer para o Ceará as experiências desenvolvidas em outros Estados e manter seu corpo de voluntários a serviço da comunidade", afirma Bezerra.
Entre as metas principais desse remodelação do órgão, está a abertura da CVB para novos filiados, aumento da transparência pública, ter portas abertas para sociedade e se deixar acompanhar pelo os que queiram informações e prestação de conta.
Para Bezerra, a população do Ceará sempre contou com o auxilio da Cruz Vermelha Brasileira, e agora seria momento de juntar a experiência desenvolvida pela filial do Rio de Janeiro e somar às experiências de outras filiais estaduais, como a Filial de São Paulo, de Pernambuco, do Pará, de Minas Gerais, Alagoas, enfim, de todos os nossos irmãos voluntários Brasil afora, buscando os órgãos de governo e também da iniciativa privada, por exemplo.
"Queremos dar, assim, melhor estrutura aos nossos voluntários para atuarem na campanha contra dengue, por exemplo, apoiando o Corpo de Bombeiro no atendimento aos banhistas, realizando, sobretudo, campanhas de esclarecimento e combate à prostituição infantil, além de outras atividades em prol da comunidade", enfatizou.
O senhor Witaçuci Bezerra foi nomeado interventor da CVB do Ceará através da Portaria nº 09/2012, assinada pelo presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Walmir Moreira Serra, no último dia 23 de janeiro de 2012.
Crise
A intervenção no Ceará era urgente, afirma o presidente nacional, Walmir Moreira Serra. Ele alertou às autoridades do Estado sobre possíveis grupos que estariam, segundo ele, "usando" o nome da CVB do Ceará para benefícios próprios e de outros.
Alerta
"Desautorizo quaisquer outras pessoas, além dos formais representantes, a falarem em nome da instituição. Existia um grupo, que está em Fortaleza, usando o nome da Sociedade Nacional da Cruz Vermelha, do Comitê Internacional e da Federação Internacional da Cruz Vermelha, agindo junto às autoridades, propondo negócios", informa o presidente nacional, Walmir Serra.
Sobre a missão da CVB, os principais pontos são agir, em caso de guerra, e preparar-se, na paz; contribuir, para a melhoria de saúde, prevenção de doenças e o alívio do sofrimento através de programas de treinamento e de serviços; recrutar, treinar e aplicar o pessoal necessário às finalidades da instituição, entre outras ações e metas.
Copilado do Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário