Cidade abriu o Carnaval do Ceará na noite de ontem; em Beberibe, Cascavel e Camocim, a folia começa hoje
Ao contrário do ano passado, quando, quebrando uma tradição de décadas, não houve nenhuma programação na sexta-feira, Aracati abriu o Carnaval do Ceará, na noite de ontem, por volta das 21h30, debaixo de forte chuva. Isso fez com que muita gente se abrigasse nas marquises das lojas ou debaixo da coberta dos ambulantes do canteiro central da Rua Coronel Pompeu. Os primeiros trios elétricos - Los Kakos e Chico de Janes - entraram animando os foliões.
A Polícia Militar só foi para a avenida meia hora depois, quando a chuva deu uma trégua. À essa altura, os camarotes ainda se encontravam praticamente vazios. Já os músicos dos trios estavam protegidos por uma gigantesca lona. Muita gente pulou mesmo assim, e com o copo de bebida na mão. "Tudo vale no Carnaval.
Com chuva é muito melhor", afirmou o bancário José Hamilton Marques Moura.A movimentação maior na cidade começou no fim da tarde, quando parou de chover pela primeira vez no dia e os visitantes começaram a desembarcar na rodoviária local em maior número, sendo recepcionados por uma banda de marchinhas. Ainda era possível conseguir vaga nas pousadas. Os pacotes custam a partir de R$ 500,00.
O secretário de Turismo e Meio Ambiente, Thiago Sales, garantiu que a cidade está preparada para receber um fluxo de 150 mil a 200 mil visitantes por noite até a terça-feira.
Neste ano, os desfiles começam às 9h e terminam às 3h. Dezoito bandas devem tocar. A partir do meio-dia de hoje, tem início a movimentação oficial na praia de Majorlândia. Em Aracati ainda há o desfile dos blocos que ocorre amanhã e na segunda-feira.
Beberibe
A cidade de Beberibe terminava, ontem, os preparativos para o evento apostando na organização que imperou em 2011 e no Carnaval Cultural, puxado por frevo e marchinhas, que ocorria apenas no sábado. Desta vez, acontecerá todos os dias.
Às 20h, a tradição dará vez à modernidade, com a festa ficando por conta das bandas regionais de axé, pagode e forró. A expectativa é que 70 mil pessoas passem a cada noite no município, inclusive nas praias de Parajuru e Paripueira.
Cascavel
Os visitantes que chegarem hoje cedo à Cascavel serão recepcionados pela blitz da saúde. Receberão preservativos da campanha "Sem camisinha, nem pensar". Durante toda a festa, cinco ambulâncias estarão a postos. Cento e trinta homens da Polícia militar e 55 do Corpo de Bombeiros responderão pela segurança, além da Polícia Civil, que permanecerá de plantão até a próxima quarta-feira.
Os shows acontecerão a partir das 22h na Praça São Francisco, que será fechada e monitorada por câmeras de segurança.
Camocim
Uma das cidades mais visitadas no Litoral Oeste durante o Carnaval, Camocim também deu início, ontem, aos cinco dias de folia, reunindo atrações que variam dos espaços montados para crianças às apresentações de bandas de forró e axé. Os shows deverão garantir a diversão das mais de 100 mil pessoas.
Na rodoviária, a movimentação ainda não refletia, ontem, a agitação que deve tomar conta da cidade. A expectativa é que a maior parte dos brincantes chegue hoje e amanhã. Segundo o agente de vendas Wilson Magalhães, 19 ônibus vindos da Capital passaram por Camocim.
Os shows são o maior atrativo. Os blocos das bandas "Tsunami" e "Só pra Sacudir" garantiram a animação. Os blocos se concentraram na Praça da Estação e foram até a Praça de Eventos. Hoje, é a vez das bandas "Paredão Mix" e "Axé Brother".
Expectativa
200 mil pessoas são esperadas por noite em Aracati até a próxima terça-feira, segundo o secretário de Turismo e Meio Ambiente da cidade, Thiago Sales
Bloco das Virgens arrasta 10 mil pessoas no Crato
Crato. Cerca de 10 mil pessoas participaram da abertura do Carnaval no Cariri, ontem, no Bloco das Virgens, um dos maiores do Interior do Estado. Com mais de três décadas de realização, a festa do Crato atrai um público de várias cidades da região. A tradição dos homens vestidos de mulher se repete, e muitos fazem questão de levar às ruas da cidade a fantasia mais bela e criativa.
Neste ano, o Ministério Público realizou uma audiência com a participação de vários órgãos e a coordenação do bloco, com a finalidade de promover um maior disciplinamento da festa.
A concentração do bloco foi iniciada a partir das 15h. Os carros só saíram no início da noite, com um percurso diferente dos anos anteriores, pela Avenida José Pinheiro Esmeraldo, no bairro São Miguel. Mesmo com um caminho menor, a chegada na só ocorreu por volta das 20h. Mesmo na saída, já havia milhares de pessoas que seguiram pela avenida ao som do frevo e de axé.
O roteiro modificado neste ano aconteceu por conta das reformas das praças principais da cidade. Os foliões tomaram um trecho da Avenida Duque de Caxias e a Rua Ratisbona, no Centro, concluindo a festa por volta das 22h no Centro Cultural do Araripe. O evento contou com a coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato e do promoter André Lacerda. Ele destaca todo o trabalho de organização que foi desenvolvido, envolvendo órgãos de segurança e de trânsito, Meio Ambiente, o Conselho Tutelar, com o intuito de promover uma festa organizada e tranquila.
O motivo maior era festejar o Carnaval. O público eufórico e de todas as idades queria mesmo se divertir. O som ficou sob a coordenação do DJ Samuka. Foram inseridos no trajeto três trios elétricos, por conta do grande número de foliões. Não é necessário cordão de isolamento para os foliões, mas a Polícia também reforçou a segurança dentro do bloco e à frente do carro principal. Duas viaturas serviram de abre-alas para a saída dos trios.
O Bloco das Virgens nasceu de forma modesta, ainda no bairro Mirandão. Os moradores do conjunto decidiram fazer diferente durante o Carnaval. A irreverência de um grupo de foliões contagiou os moradores da cidade, que lotavam as ruas para ver o bloco passar.
FERNANDO MAIA/JOÃO MOURA
REPÓRTERES
Copilado do Diário do Nordeste
Alguém de Aracati confirma esta notícia?
ResponderExcluirSobre os policiais,vou averiguar...
ResponderExcluir