Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ceará tem terceira melhor taxa de doadores efetivos de órgãos do Brasil


O Estado do Ceará tem a terceira melhor taxa de doadores efetivos de órgãos do Brasil por milhão da população, segundo apontou o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). No total, o Ceará encerrou 2011 com 1.295 transplantes realizados de órgãos e tecidos. São 419 transplantes a mais do que o total de 875 procedimentos feitos durante todo o ano de 2010.De acordo com a publicação, apenas Santa Catarina e São Paulo possuem uma média melhor que a cearense. Em 2011 o Ceará apresentou 373 potenciais doadores. Desses, 148 se tornaram efetivos, 17,5  pmp/ano. Por sua vez, Santa Catarina teve 25,4 doadores efetivos pmp/ano e São Paulo 19,2.

A melhor taxa identificada em território cearense foi com relação às doações de fígado. Conforme o levantamento feito pelo RBT, foram 18,6 transplantes por milhão da população (157 doações ao todo), passando Santa Catarina e São Paulo considerando os números proporcionais.
Outra grande meta atingida pelo Estado do Ceará foi nas doações de coração, aparecendo em segundo lugar do país em termos absolutos e proporcionais, de acordo com o RBT. Os paulistas ficam em primeiro com 69 transplantes, enquanto os cearenses realizaram 25 cirurgias. Em termos proporcionais, o Distrito Federal realizou 3,5 transplantes de coração por milhão da população e, o Ceará, três.

Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário