A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) anunciou, nesta segunda-feira (22), que 3.067 procedimentos foram realizados no Dia C de Cirurgias no Ceará. Promovido no último sábado (20), pelo Governo do Ceará, o objetivo foi acelerar a realização de procedimentos cirúrgicos não urgentes, reduzindo o tempo de espera dos pacientes. O número é 18% maior que o planejado, ultrapassando em 467 a meta inicial de 2.600 cirurgias.
Ao todo, 16 especialidades médicas foram contempladas, com destaque para a Oftalmologia, que realizou 1.663 procedimentos.
Em coletiva de imprensa, a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, ressaltou a importância da ação e comemorou os números alcançados. “Esse número superou nossas expectativas e demonstra a força da Rede Sesa quando unimos esforços. Foi uma surpresa positiva ver tantas pessoas atendidas em especialidades como Cirurgia Geral, Ortopedia, Bucomaxilo, Oncologia e Oftalmologia, garantindo a retomada da qualidade de vida de muitos pacientes que aguardavam há anos”, comentou.
Foram mobilizadas para a ação 104 unidades da Rede Estadual e dos municípios, além de hospitais conveniados, abrangendo 54 municípios nas cinco regiões do Estado. O maior volume de atendimentos ocorreu em Fortaleza e Região Metropolitana, com 1.204 procedimentos, seguido pelas regiões Norte (1.071), Sul (459), Litoral Leste/Jaguaribe (213) e Sertão Central (120).
Aracati
Em Aracati, as equipes do HMED e do Hospital Santa Luísa estiveram a postos desde cedo para realizar cirurgias eletivas e garantir mais dignidade e qualidade de vida para a população. De acordo com a prefeitura do município, profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e toda a equipe hospitalar se dedicaram com empenho e carinho, acolhendo pacientes e fazendo deste momento um marco de transformação.
“O movimento aconteceu em todo o estado, mas em Aracati, celebramos especialmente o esforço conjunto para que a saúde avance cada vez mais perto de quem precisa. Porque cuidar da nossa população é caminhar lado a lado, garantindo acesso, respeito e qualidade de vida”, destacou a gestão municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário