A imagem do satélite GOES-16, das 09h00 desta terça-feira (30/01), revela a presença de nebulosidade sobre o Ceará. Entre hoje e amanhã, devido à formação de áreas de instabilidade vindas do leste do Nordeste e do oceano, espera-se a continuidade da instabilidade atmosférica em todo o estado, com possibilidade de chuvas em todas as macrorregiões.
As chuvas mais fortes devem ocorrer nas regiões sul e noroeste do estado. No sul do Ceará, especialmente nas macrorregiões do Cariri, sul da Jaguaribana e do Sertão Central, os maiores volumes de chuva devem ser registrados entre a noite de quinta-feira (31) e a madrugada de sexta-feira (01). Já no noroeste, as chuvas mais intensas devem acontecer à tarde, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Mesmo com as chuvas, o tempo seguirá quente e abafado, especialmente na região centro-norte do estado, por causa da proximidade com o Oceano Atlântico.
Previsão para Fortaleza e Região Metropolitana
Para Fortaleza, nesta quinta-feira (30), a previsão é de céu parcialmente nublado a poucas nuvens pela manhã, com chuvas isoladas. Durante a tarde, o céu deve ficar mais claro devido à brisa marítima. Entre a noite e a madrugada de sexta-feira (31), a previsão é de céu nublado e chuvas.
As temperaturas devem variar entre 25°C (mínima) e 32°C (máxima), e os ventos, vindos do Leste-Nordeste, podem alcançar até 25 km/h, com rajadas mais fortes pela manhã e à tarde.
Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)
Atualmente, a ZCIT, que influencia as chuvas no Ceará entre fevereiro e maio, está posicionada próxima à linha do equador. Esse sistema de nuvens é responsável por intensificar a instabilidade na região, trazendo mais chuvas nos próximos meses.
https://sinalnews.com.br/chuvas-e-tempo-quente-sao-esperados-no-ceara-entre-quinta-e-sexta/
Nenhum comentário:
Postar um comentário