Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Fortaleza deve ter a melhor temporada de cruzeiros em uma década


Mais de 20 mil turistas são esperados para movimentar o Terminal Marítimo de Passageiros do Mucuripe, atualmente conhecido como Termap Fortaleza S.A., durante a próxima temporada de cruzeiros, que se estenderá de outubro deste ano até abril de 2025. A informação foi confirmada por Matheus Paixão, gerente de Segurança Patrimonial do Grupo ABA Infraestrutura e Logística, responsável pela concessão do terminal.

Em uma entrevista DN Matheus compartilhou as expectativas do grupo para essa temporada, que contará com a chegada de 11 cruzeiros, conforme dados preliminares. “Estamos animados com essa nova operação em um destino inédito para nós”, afirmou o gerente.

A previsão é que os 11 navios tragam mais de 22 mil passageiros para Fortaleza. Recentemente, a ABA Infra anunciou a chegada de mais um navio à frota: o Artania, que tem capacidade para 1.200 passageiros. Ele partirá da Praia, capital do Cabo Verde, e está previsto para desembarcar em Fortaleza na manhã do dia 6 de janeiro de 2025, seguindo logo em seguida para Recife (PE).

Na temporada 2023/2024, a ABA Infra assumiu a gestão na metade do período, que foi principalmente administrado pela Companhia Docas do Ceará (CDC). As últimas três atracações foram realizadas sob a nova concessão.

A temporada que se inicia em outubro será a primeira totalmente sob responsabilidade da ABA Infra em Fortaleza. Os números iniciais estimados de 22 mil turistas podem sofrer alterações à medida que novas negociações forem realizadas.

“Atualmente, podemos afirmar que a temporada começa em 21 de novembro; no entanto, como ainda estamos em setembro, é possível que novos navios sejam adicionados. A definição das atracações pode ser complicada, pois às vezes um destino previamente programado não se concretiza e o agente marítimo precisa recalcular as rotas. Portanto, sempre consideramos esse período como uma pré-temporada e é comum que novos navios entrem durante a temporada”, explicou Matheus Paixão.

Movimentação recorde

Se confirmada a movimentação, será a segunda vez que o Termap registra mais de 20 mil passageiros transitando pelo terminal desde sua inauguração em junho de 2014. Essa infraestrutura foi uma das várias entregues para a Copa do Mundo no Brasil.

A reportagem entrou em contato com a CDC, responsável pela administração do Terminal Marítimo do Mucuripe, para obter informações sobre o número de cruzeiros e a movimentação anual total de passageiros no Termap. Até agora, 2014 continua sendo o ano com o maior número de embarcações atracadas, enquanto 2023 se destaca pela quantidade recorde de turistas. A companhia contabiliza os dados anualmente, e não por temporada.

Nos últimos dez anos, o terminal recebeu um total de 73 embarcações de cruzeiro. Durante esse período, entre embarques e desembarques, foram movimentados 82.257 passageiros, conforme informações da Companhia Docas do Ceará.

De onde virão os turistas para a temporada?

O terminal de Fortaleza é o quarto sob a administração da ABA Infra, que também gerencia os terminais em Santos (denominado Concais), Salvador (Contermas) e Rio de Janeiro (Píer Mauá).

Alguns dos 11 navios de cruzeiro programados irão passar pelos quatro portos geridos pelo grupo. “Quando iniciamos uma temporada brasileira, a maioria dos navios opera nos três portos: Santos, Rio e Salvador. Fortaleza está sendo integrada como um terminal que faz parte dessa temporada. Nos outros três, todos os navios que atracam em pelo menos um estado também passam pelos demais terminais”, explica Matheus Paixão.

A grande maioria dos turistas que movimentará o terminal entre 2024 e 2025 será composta por estrangeiros, embora também se esperem passageiros de outras cidades brasileiras, como Maceió, Recife e Rio de Janeiro. A conveniência de Fortaleza se deve à sua proximidade com as próximas paradas, que geralmente estão na Europa.

“Os navios trazem tanto brasileiros quanto estrangeiros, pois estão a caminho da Europa. Consideramos isso uma travessia Brasil-Europa. Eles fazem uma parada aqui para impulsionar o turismo e, consequentemente, o abastecimento, já que é o último porto antes da travessia. Os navios partem de Santos, passam pelo Rio, Salvador e chegam a Fortaleza”, comenta o gerente da ABA Infra.

https://sinalnews.com.br/fortaleza-deve-ter-a-melhor-temporada-de-cruzeiros-em-uma-decada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário