Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Hélio Santos: 80 anos de história em Aracati


Nesta segunda-feira (12), celebramos o aniversário do Mestre Hélio Santos, peça fundamental na construção da cultura aracatiense. Sendo o segundo de oito irmãos, nasceu em 12 de agosto de 1944, filho de Josefa dos Santos Barros e Raimundo Barros da Silva.

O artista teve sua formação acadêmica inteiramente moldada pelas mãos de aracatienses, tendo sido alfabetizado na Escola do Lloyde Brasileiro, estudou também na escola Barão de Aracati e no colégio Marista e concluiu o ensino médio na Escola Técnica do Comércio. Desde criança, já demonstrava aptidão para desenhos, pinturas e até mesmo construía seus próprios brinquedos. Com 15 anos se tornou profissional em pinturas em telas a óleo, além de restaurador de imagens sacras.

Foi cenógrafo e figurinista do Grupo de Teatro Lua Cheia de 1993 ao ano de 1997. No mesmo ano, fundou também o Teatro de Bonecos Franscica Clotilde, em homenagem à teatróloga, escritora e professora que tanto engrandeceu a nossa cidade.

Fundou, em 1999, o Bloco de carnaval Universo Negro, e pela primeira vez coloca nas ruas os famosos bonecos gigantes, simbolos representativos do carnaval cultural. Seu acervo conta com aproximadamente 110 bonecos dos mais variados tipos.

Em 2000 criou a associação CEARCA para concorrer a projetos do governo do Estado, bem como redigir oficinas de manipulação de bonecos para crianças e jovens.

Em fevereiro deste ano, o artista plástico foi homenageado no Carnaval Cultural da Rua Grande, sendo coroado numa linda cerimônia destacando os anos que dedica-se à arte e à cultura aracatiense.

O legado do grande mestre Hélio Santos ultrapassa gerações de filhos da terra, e se torna símbolo de um cultura que resiste e se solidifica através da preservação da história local.

https://sinalnews.com.br/helio-santos-80-anos-de-historia-em-aracati/

Nenhum comentário:

Postar um comentário